“Jogue o povo contra o Congresso, Esperto”, aconselha o aliado e amigo mais antigo de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

 

O cafezinho pós-almoço era servido na tarde de um sábado de maio, na varanda de uma casa do Núcleo Bandeirante, nos arredores de Brasília, quando a conversa foi interrompida pelo toque do Hino Nacional no celular de Waldir Luiz Ferraz, de 66 anos. Quando os versos “És belo, és forte, impávido colosso/e o teu futuro espelha essa grandeza” ecoaram, o homem altíssimo (ele tem 1,88 metro), grisalho, vestindo bermuda, camiseta e chinelos, olhou a tela do smartphone e não disfarçou o contentamento. “É ele!”, disse, exibindo no visor o nome Messias 17 BR. A imagem de fundo do contato era uma bandeira do Brasil. “Fala, esperto”, atendeu Ferraz, com forte sotaque carioca, reforçando a intimidade construída há mais de 30 anos com o interlocutor.

Do outro lado da linha estava Jair Messias Bolsonaro, que lhe fez um convite: um jantar, naquela noite, no Palácio da Alvorada, a residência oficial do presidente. Ferraz estava em Brasília desde o dia anterior, na casa de um amigo, quando chegou à capital federal para ser condecorado com a Ordem de Rio Branco, em cerimônia no Palácio do Itamaraty — a mesma que laureou dois dos filhos do presidente (Eduardo, deputado federal, e Flávio, senador), além do guru Olavo de Carvalho. A Ferraz foi deferido o grau de comendador, o terceiro dos cinco níveis da honraria.

Com a medalha de prata reluzindo sobre o terno cinza-claro, Ferraz posou para fotos ao lado de Bolsonaro e alguns de seus ministros após a solenidade. O prestígio só não foi maior porque seu nome fora vetado no almoço oferecido no Salão Brasília, o mais luxuoso do Ministério das Relações Exteriores, aos convidados mais ilustres.

‘Cabia a Ferraz disparar notas à imprensa, mesmo negativas, sempre com o intuito de manter o chefe em evidência. ‘Quem usou a imprensa fui eu. E ele gostava. Ele gosta de aparecer.’’– ­

Ferraz conhece Bolsonaro desde sua turbulenta saída do Exército, em 1986. Foi funcionário de seu gabinete desde os tempos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e permaneceu ao lado do amigo durante seus sete mandatos como deputado federal. A ascensão do chefe ao Palácio do Planalto, no entanto, não lhe garantiu promoção. Ferraz, chamado de “primo” por Bolsonaro, justifica que não gosta de andar de terno, traje obrigatório para quem transita pelos corredores de Brasília, e alega que prefere fazer articulação nas ruas e andar à vontade. Além de sua própria incompatibilidade com os ritos do poder, contribuiu para seu isolamento o fato de Gustavo Bebianno, então homem forte da campanha, ter alijado o assessor — distanciamento que o reprimiu até mesmo de visitar Bolsonaro no hospital, após a facada de que fora vítima em Juiz de Fora.

Ferraz está empregado como assessor no diretório do PSL do Rio, comandado pelo senador e filho do presidente, Flávio Bolsonaro. Recebe R$ 8 mil por mês. “Me deram um cargo lá, nem sei qual é”, disse ele, que é suplente da Comissão Executiva do partido no estado.

Na prática, Ferraz passa o dia de olho em dois aparelhos celulares; em um, há, segundo calcula, 30 mil mensagens não lidas. É por meio deles que mantém contato com a militância, jornalistas e o presidente, para quem envia, via WhatsApp, supostas denúncias, memes e até sátiras de humoristas que o imitam, como Tom Cavalcante. Nem sempre recebe resposta. Às vezes, apenas a imagem de um polegar para cima ou um seco “ciente”, nas primeiras horas da manhã, quando Bolsonaro ainda não saiu do Alvorada rumo ao Planalto.

Longe de Brasília, o assessor afirma não confiar em nenhum auxiliar de seu chefe no governo — e admite não ser benquisto no núcleo duro do Executivo. “Eu precisava estar aqui. Se estivesse aqui, evitaria muita coisa. Porque eu atrapalho, entendeu? Os caras sabem que sou escroto. Ninguém gosta de mim aqui”, disse. O único em quem o assessor disse confiar é o vereador Carlos Bolsonaro, o mais estridente dos filhos do presidente. “O Carlos é linha duríssima. O Carlos, por incrível que pareça, é exatamente como eu. Tudo o que o Carlos faz, eu sustento.”

No final dos anos 80, Ferraz era um oficial de máquinas da Marinha Mercante, morador do bairro de Marechal Hermes, na Zona Norte da capital fluminense. Uma noite, disse, viu na televisão o general Leônidas Pires Gonçalves, ministro do Exército do governo José Sarney, falar sobre o caso do capitão da brigada paraquedista do Exército que havia denunciado os baixos salários dos oficiais e chegou a ficar preso por 15 dias, acusado de ser autor de um plano para explodir bombas em quartéis. Bolsonaro sempre negou a autoria da empreitada. O destaque na imprensa suscitou a curiosidade e a admiração de Ferraz, que pediu a um conhecido para apresentá-lo ao militar. Ao conhecê-lo, houve empatia instantânea. E não demorou para que Ferraz recrutasse a si próprio como o primeiro soldado para a tropa do homem que virou presidente.

A carreira política de Bolsonaro, disse Ferraz, foi um caminho natural depois que o capitão se tornou malvisto nas Forças Armadas. “Estava tudo ferrado no quartel, não é?”, resumiu. Ferraz conta que Bolsonaro se lançou candidato por estímulo de um sargento que era “meio espírita” e fez previsões promissoras para seu futuro na política. “Foi tudo acidental. É porque, na verdade, ele não tinha mais chance no Exército. Estava ferrado mesmo. Ele seria transferido para outros quartéis. Iam jogar para lá e para cá, o que já estava acontecendo”, afirmou.

Os primeiros votos de Bolsonaro foram conquistados, segundo o assessor, percorrendo quartéis e vilas residenciais de militares na capital fluminense para distribuir santinhos. Ferraz lembrou o número do amigo nas urnas: 17.681. Até então, 17 era o número do Partido Democrata Cristão (PDC), ao qual Bolsonaro se filiara. A campanha era direcionada às baixas patentes, uma vez que oficiais não nutriam qualquer simpatia por Bolsonaro não só por razões hierárquicas — ele havia recém-conquistado a patente de capitão ao deixar o Exército —, mas também por seu histórico de desobediência. “Contamos só com o pessoal de baixo. E quem gostava dele, mais ou menos, era o sargento, o cabo, de subtenente para baixo.”

De suas atribuições como assessor, Ferraz preferiu o trato com jornalistas. Conta que Bolsonaro sempre gostou de aparecer — e cabia ao assessor disparar notas, mesmo negativas, com o intuito de manter o chefe em evidência. “Quem usou sempre a imprensa fui eu. E ele gostava. Ele gosta de aparecer. Cansei de dar porrada no Bolsonaro pela imprensa.”

Com orgulho, o amigo diz ter sido o único a acreditar na candidatura do ex-capitão desde o início. “Ele falou para mim assim: ‘Cara, estou de saco cheio de ser deputado. Vou largar isso aí, não quero saber mais de deputado’.” Ferraz o incentivou.

Depois da “geladeira” imposta por Bebianno, Ferraz voltou a se reaproximar do presidente no período da transição. Relatou os conselhos que tem passado a Bolsonaro em suas conversas com ele: “Cara, esquece desse Congresso. Você não precisa do Congresso. Quer aprovar alguma coisa? Joga. Se o cara não aprovar, o problema é dele, não é teu. Convoca a imprensa e diz: “Eu estou com vontade de melhorar a vida de vocês, mas o Congresso não quer’. Joga o povo contra o Congresso (…) Só tem bandido ali, não tem ninguém decente naquele Congresso. Se você tirar 5% de gente decente ali é muito (…) Você é diferente. Você deve favores ao povo. Então você pode se lixar para o Congresso”, contou Ferraz sobre uma das conversas com o mandatário. Para o assessor, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, é o “câncer do Bolsonaro”, por aconselhar o presidente a negociar com o parlamento.

No mês passado, Ferraz ligou para o presidente para combinar de irem juntos a um encontro nacional de fuzileiros navais, no Rio — compromisso inadiável em 30 anos de amizade. Ouviu de Bolsonaro que deveria acertar o compromisso com o responsável pela agenda, que pediu a Ferraz um convite oficial para o evento. Contrariado, o amigo lembrou que ambos jamais faltaram à comemoração e que “não tem essas frescuras, não”, referindo-se ao convite. A liturgia venceu, e o presidente faltou ao evento.

Naquele sábado de maio, Ferraz declinou o convite para jantar com Bolsonaro. Aceitou tomar café da manhã no Alvorada, ao qual se refere apenas como “a casa dele”, no dia seguinte. Durante a conversa, convidou o presidente para dar um passeio fora do Palácio e saiu de lá com um mau presságio sobre o estado de espírito do ex-chefe. “Ele está preso. Não está satisfeito. Ele diz que está com uma tornozeleira dentro de casa.”

De Época