Nas ruas, povo grita “Lula Livre” e “Fora Bolsonaro”

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O dia 15 de maio de 2019 se tornou data histórica não só pela magnitude das manifestações contra o governo e pela Educação, mas porque, nesse dia, materializou-se fenômeno psicossocial importantíssimo e que o Blog da Cidadania vinha prevendo: nesse dia, nas ruas, manifestações gigantescas exigiram liberdade para Lula e demissão para Bolsonaro.

Enquanto Bolsonaro invadia o escritório político do ex-presidente norte-americano George W. Bush, no Texas, sem ser convidado, o pau comia nas ruas do Brasil, onde manifestações gigantescas ocorreram em quase 200 cidades de Norte a Sul, lembrando, pelo tamanho, os grandes protestos de junho de 2013.

A violência policial pouco pôde fazer para ajudar Bolsonaro e calar o clamor popular pela liberdade de Lula porque essa manifestação deu uma causa a uma maioria silenciosa que, em certa parte, chegou a votar em Bolsonaro, mas que caiu na real ao longo da materialização do regime bolsonariano, como mostram as manchetes

A expressão “Lula Livre” voltou a ocupar o ranking dos assuntos mais comentados do Twitter brasileiro. Impulsionada pelas manifestações contrárias ao contingenciamento de verbas no MEC (Ministério da Educação), a campanha em defesa da liberdade para o ex-presidente Lula foi o assunto mais publicado no Twitter durante a quarta-feira, 15

Ao mesmo tempo em que pediam liberdade para Lula, os manifestantes já exigiam que Bolsonaro largue o osso e deixe o país em paz.

Aliás, para quem não acredita que as manifestações gigantescas do último dia 15 foram marcadas, também, pelos pedidos de liberdade para Lula, basta ver o que disse Bolsonaro:

— Só vi [nas  manifestações] faixas de Lula Livre, mais nada

Bolsonaro certamente não olhou direito. Se tivesse olhado, teria visto que as faixas citando ele e Lula obtiveram o mesmo nível de apoio dos manifestantes. Mas, claro, esses manifestantes citaram o ex-presidente de esquerda e o atual presidente de extrema-direita por razões diametralmente diferentes… Não é mesmo?

Confira a matéria em vídeo