O que Bolsonaro quer ao se reunir com desembargador que julga recursos de Lula na Lava Jato?
Recém-eleito presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus – que julgou recursos do caso do Triplex do Guarujá, que condenou Lula, na 8ª Turma da corte – se reúne nesta terça-feira (28) com Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto.
“Laus foi eleito para comandar o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) a partir de 27 de junho. Até lá, ele continua na 8ª turma, que julga recursos relacionados à Operação Lava Jato, e pode participar da decisão do caso do Sítio de Atibaia, que também envolve o ex-presidente Lula.
Após a posse na presidência, segundo o TRF-4, a composição da Turma vai mudar. Segundo o tribunal, as vagas abertas em função da eleição serão decididas no Plenário Administrativo do TRF-4, ainda sem data definida, observando o interesse dos magistrados em ocupar a vaga e o critério de antiguidade na corte.
Há possibilidade que o atual presidente do tribunal, o desembargador Carlos Thompson Flores, assuma o lugar de Laus. Caso isso aconteça, a defesa de Lula estuda pedir o impedimento de Flores nos julgamentos dos recursos relacionados aos casos do ex-presidente.