Papa Francisco aceita renúncia do bispo da diocese de Limeira, no interior de São Paulo

Todos os posts, Últimas notícias

“Peço minha renúncia por amor à igreja de Cristo e pelo bem desta diocese.”

Dom Vilson Dias Oliveira é suspeito de tentar extorquir dinheiro de sacerdotes e de aumentar seu patrimônio com recursos desviados da igreja. Segundo a Polícia Civil, o bispo teria pedido R$ 4 mil de uma paróquia para construir um poço artesiano na casa de praia do bispo, em Itanhaém, na Baixada Santista.

Dom Vilson confirmou à polícia que pediu o dinheiro porque estava passando por problemas financeiros. O bispo também está sob investigação por suspeita de acobertar casos de abuso sexual, que teriam sido cometidos pelo padre Leandro Ricardo, de Americana. O padre está afastado desde janeiro. O padre Leandro e o bispo negam as acusações

O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, assume a administração da diocese de Limeira até que um novo bispo seja nomeado pelo Papa, o que pode levar até um ano.

Com a renúncia, dom Vilson Dias de Oliveira fica impedido de exercer qualquer função na diocese de Limeira onde atuava, mas pode ministrar missas e batizados, se for convidado por outras dioceses. Segundo o arcebispo de Aparecida, as investigações internas do Vaticano ficam interrompidas, mas podem ser retomadas caso surjam novas denúncias.

De O Globo