‘Se reforma da Previdência não passar, vão florescer populismo e PT”, diz Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente Jair Bolsonaro disse que, se areforma da Previdência não for aprovada pelo Congresso, o país sofrerá “um caos” na economia que poderá abrir portas para a volta do PT no poder.

Em entrevista à revista Veja, o chefe do Executivo destacou que a chamada “mãe das reformas” é sua “missão mais difícil” na macropolítica.

Na entrevista, Bolsonaro diz que sofre uma série de “sabotagens” no governo e comparou a situação projetada ao que ocorre hoje na Argentina, abalada por uma nova crise econômica, desafiadora para o governo liberal de Maurício Macri. O presidente brasileiro destacou que tal desequilíbrio econômico pode favorecer Christina Kirchner, que lançou campanha à Vice-presidência argentina.

— Se a reforma da Previdência não passar, o dólar pode disparar, a inflação vai bater à nossa porta novamente e, do caos, vão florescer a demagogia, o populismo, quem sabe o PT, como está acontecendo na Argentina, com a volta da (ex-presidente) Christina Kirchner. O Brasil não

Bolsonaro argumentou que era contra a Previdência, até assumir o governo, porque estudou a situação do país e reconheceu a necessidade de reforma.

— A cabeça de um parlamentar era uma coisa, a cabeça de um presidente, agora com acesso aos números, é outra. Na Câmara, muitas vezes você tem uma informação de orelhada. Por isso, eu sempre fui contra a reforma da Previdência. O que a gente vai mudar? A realidade. O Brasil será ingovernável daqui a um, dois, três anos.

— O general Mourão acabou de chegar da China. Lá também tem desemprego. Mas há uma diferença. Quando os chineses quiseram fazer a usina hidrelétrica de Três Gargantas, só avisaram: “Olha, daqui a dois anos, a água vai subir, se vira”. No Brasil você não faz isso. Aqui, Belo Monte está sendo construída há quase dez anos.

O presidente ainda classificou como um problema para a geração de empregos a atual formação do brasileiro. Bolsonaro reconheceu que errou ao nomear Ricardo Vélez para o Ministério da Educação, sob indicação do guru Olavo de Carvalho.