Vídeo do Ministro da Educação para esclarecer cortes é corrigido pelo MEC em nota. Assista

Todos os posts, Últimas notícias

Na tarde desta sexta-feira (10), o ministro da Educação , Abraham Weintraub, publicou em sua conta do Twitter um vídeo onde aparece frente a uma lousa branca para explicar o cálculo do bloqueio nos orçamentos das universidades federais. No vídeo, Weintraub insiste que o contingenciamento é de 3,5% do orçamento das universidades. Em nota enviada ao GLOBO no mesmo dia, no entanto, o próprio MEC afirmou que “O bloqueio foi de 30% para todas as instituições”.

— Você quer entender por que é 3,5% e não 30%, como alguns jornais estão alardeando — começa Weintraub, de forma didática. — Referente a contingenciamento, que é de 3,5%, ou corte de 30%? Eu vou explicar para você. Imagina que, aproximadamente, uma universidade tenha o orçamento de 100 milhões por ano. No modo geral ela vai ter R$85 milhões destinados ao pagamento de técnicos, professores e funcionários. Esses 85 estão integralmente garantidos, inclusive com as promoções previstas. Isso daqui nós não estamos mexendo em um centavo. Depois ainda tem o apoio de auxílio aos estudantes. Que é bandeijão, que é um aluno que precisa de um apoio financeiro. Isso também está preservado. Vamos pressupor que seja 3%, ou 3 milhões desses 100 milhões, que a gente destina para esse tipo de despesa. Sobra, no geral, doze milhões para o reitor gastar como ele quiser.

O ministro continua, afirmando que foram preservadas “todas as áreas que a gente acha que não tem como cortar”.

— O que que a imprensa e muita gente maldosamente está fazendo? Estão falando que 3,5 milhões sobre 12 milhões vai dar 30%. Tem gente que fala que é 40, 50%. Mas a verdade do orçamento das universidades a gente está pedindo para segurar, contingenciar, postergar até setembro 3,5%. Essa é a verdade e os números estão disponíveis.

Assista ao vídeo, clique aqui.

De OGlobo