Reuters

Depois de críticas ao Nordeste, Bolsonaro viaja para Bahia

Todos os posts, Últimas notícias
Reuters
Reuters

Depois de criticar governadores do Nordeste, o presidente Jair Bolsonaro deve ir a um evento na Bahia na 3ª feira (23.jul.2019).

Na ocasião, o presidente e o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) vão participar da inauguração do Aeroporto Gláuber Rocha, em Vitória da Conquista.

A viagem será realizada após repercussão dos comentários do presidente sobre o Nordeste e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Bolsonaro disse que “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara.” A fala gerou uma série de críticas ao chefe do Executivo nas redes sociais e dos governadores da região.

A viagem estava prevista antes da fala de Bolsonaro. Ao Poder360, a assessoria de imprensa da Presidência da República confirmou que não houve alteração na agenda até a tarde de sábado (20.jul).

O presidente comentou a inauguração do aeroporto durante transmissão ao vivo semanal nas redes sociais na 5ª feira (18.jul). O militar afirmou que não havia disputa sobre a “paternidade da obra” e convidou o governador do Estado, Rui Costa (PT), para participar.

“Parte do recurso é federal, parte é estadual, mas o dinheiro é do povo, não é meu e nem do governador Rui Costa. O dinheiro  é de você que paga importo e ponto final. Vamos inaugurar  e o governador está convidado para comparecer e fazer uso da palavra, se quiser. Também falarei. O ambiente é da maior e absoluta tranquilidade e paz”, afirmou.

Costa foi 1 dos governadores que criticou a fala de Bolsonaro pelas redes sociais. “Aproveitando o sábado para lembrar a honra e orgulho que tenho de ter sido eleito duas vezes governador do meu estado e de pertencer a esta região de gente séria e trabalhadora. #OrgulhoDoNordeste.”

Em carta aberta, os 9 governadores do Nordeste afirmaram que receberam a declaração do presidente com “espanto e profunda indignação“. “Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.”

De Poder360