Fake News: É falsa foto de Freixo com cartaz dizendo “O Brasil que se dane!”

Todos os posts, Últimas notícias

Circula pelas redes sociais uma fotografia do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) segurando um cartaz com o texto: “O único objetivo da esquerda é derrubar o governo Bolsonaro. O Brasil que se dane!”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“O único objetivo da esquerda é derrubar o governo Bolsonaro. O Brasil que se dane!”

Texto da imagem que, até as 9h do dia 28 de junho de 2019, tinha mais de 15 mil compartilhamentos no Facebook

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é uma montagem. A fotografia original foi registrada pelo fotógrafo Pablo Valadares no dia 23 de abril de 2019 durante uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, que discutiu a proposta da reforma da Previdência.

A imagem foi recortada – o que dificultou o trabalho de análise –, e o texto do cartaz, alterado. Originalmente, Freixo segura uma placa com os dizeres: “Sigilo para esconder a maldade contra o povo”. Por telefone, a assessoria do deputado confirmou que a fotografia é uma montagem “sobre um cartaz crítica à reforma da Previdência”.

Da Piauí