França solicitará ‘garantias’ aos integrantes do Mercosul para validar acordo com UE

Todos os posts, Últimas notícias

A França não está preparada no momento para ratificar o acordo comercial anunciado entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, afirmou nesta terça-feira, 2, a porta-voz do governo francês, Sibeth Ndiaye. O acordo foi anunciado durante a cúpula do G-20, no Japão, na semana passada, e foi o resultado de 20 anos de negociações.

“Vamos observar com atenção e, com base nestes detalhes, vamos decidir”, declarou Ndiayeapós em uma entrevista ao canal de notícias BFM. Como fez durante as negociações do acordo comercial entre UE e Canadá, a França solicitará “garantias” aos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), completou a porta-voz. “Não posso dizer que hoje vamos ratificar o Mercosul (…) A França, no momento, não está pronta para ratificar”, disse.

A França é um dos países mais reticentes ao acordo, maior já assinado pelo bloco europeu. O governo francês teme os efeitos para seu influente setor agrícola, que seria afetado pela grande entrada de produtos sul-americanos no mercado.

Os fazendeiros franceses são muito dependentes dos subsídios europeus. Organizados em propriedades familiares que geram uma renda pequena (10.000 a 12.000 euros de média em 2018, segundo a Federação Nacional de Carne Bovina), afirmam que não conseguirão competir com o que chamam de “fábricas de carne” sul-americanas.

Eles ressaltam as diferenças nas práticas dos dois continentes, que não favorecem os europeus: enquanto na UE as normas ambientais são cada vez mais rígidas, na América do Sul são utilizados antibióticos, hormônios do crescimento e soja geneticamente modificada.

Do Estadão