Mauro Pimentela/AFP/Getty Images

OITOCENTOS advogados pedem saída de Moro da Justiça

Todos os posts, Últimas notícias
Mauro Pimentela/AFP/Getty Images
Mauro Pimentela/AFP/Getty Images

Um abaixo-assinado de advogados e juristas com mais de 800 adesões defende a liberdade de imprensa e sugere o afastamento de Sergio Moro do cargo de ministro da Justiça.

O texto será divulgado no evento que ocorre nesta terça (30), no Rio, em apoio ao jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil, que está divulgando diálogos de Moro com procuradores da Operação Lava Jato.

O documento alega, entre outras coisas, que o ex-juiz está atuando fora dos limites da lei no caso da investigação dos hackers presos na semana passada sob a acusação de grampear o próprio ministro e diversas outras autoridades.

Na semana passada, Moro telefonou para diversas autoridades para informar que elas também tinham sido hackeadas. A Folha revelou que ele ainda afirmava, nas conversas, que os diálogos interceptados seriam destruídos —o que apenas o juiz do caso poderia decidir.

“No extremo oposto à democracia e ao estado de direito está o estado de exceção, cujo conceito é simples: quem decide a exceção é o soberano, exatamente porque não se submete a controle algum, um poder político acima do jurídico que decide quando o direito deve ou não ser aplicado”, diz o abaixo-assinado. “Não abriremos mão da democracia, da defesa da Constituição e dos direitos”, enfatiza.

Assinam o documento, entre outros, Celso Antônio Bandeira de Mello, Alberto Toron, Aury Lopes, Marco Aurélio de Carvalho, Carol Proner, Giselle Citadino, Weida Zancaner, Antonio Carlos de Almeida Castro, Kerarik Boujikian e Roberto Podval.

De FSP