Agência Brasil

Operação da PF faz ‘hacker fake’ confessar invasão de Dallagnol

Todos os posts, Últimas notícias
Agência Brasil
Agência Brasil

Uma fonte anônima aponta que o hacker fake admitiu ter clonado celular do chefe da Lava Jato, o promotor Deltan Dallagnol.

O homem apontado como suspeito de invadir o celular do ministro da Justiça, Sergio Moro, admitiu que clonou o telefone do procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, de acordo com uma fonte ligada ao caso que pediu para não ser identificada.

Walter Delgatti Neto foi detido pela Polícia Federal (PF) e prestou depoimento até as 23 horas de ontem. Segunda essa fonte, ele está “entregando tudo” aos investigadores. Segundo a “Folha de S.Paulo”, outro dos presos nesta terça (23), o DJ Gustavo Henrique Elias Santos, 28, disse a seu advogado que um amigo também preso mostrou a ele mensagens de autoridades obtidas ilicitamente.

Elias Santos e sua mulher, Suelen Oliveira, também presa, negaram ao advogado qualquer participação no ataque hacker a celulares de autoridades, como do ministro Sergio Moro e do procurador Deltan Dallagnol. O amigo preso que teria mostrado o celular a ele é Walter Delgatti Neto. Falha de telefonia teria dado brecha a hackers Segundo parecer do MPF (Ministério Público Federal), os hackers exploraram uma falha que seria comum a todas as operadoras de telefonia, “as chamadas em que o número de origem é igual ao número de destino são direcionadas diretamente para a caixa postal, sem necessidade de inserção de senha de acesso ao conteúdo das mensagens gravadas”, diz trecho do documento.

Conhecendo essa falha, os suspeitos teriam utilizado serviços de tecnologia Voip, de ligações de voz pela internet, que permite alterar o número de origem, para simular ligações do número de Moro para o próprio celular, com o objetivo de direcionar essa chamada para a caixa postal. A intenção de acessar a caixa postal do ministro seria obter o código de acesso ao Telegram Web, programa utilizado no computador para acessar o aplicativo de mensagens Telegram. Moro aponta grupo como sendo fonte do “The Intercept” O ministro da Justiça usou o Twitter para parabenizar a ação da PF, do MPF e da Justiça Federal. No texto, Moro aponta os presos como sendo fonte das reportagens divulgadas.

Ao usar a expressão “fonte de confiança”, Moro cita um termo mencionado pelo “The Intercept Brasil”. O site diz ter obtido os diálogos através de uma fonte de confiança. Porém, a PF, o MPF e a Justiça Federal não atribuem aos quatro presos na operação de ontem o envolvimento no fornecimento de informações a jornalistas.

De uol