Perfil de Olavo de Carvalho no Washinton Post humilha Brasil

Opinião, Reportagem

 

O jornal estadunidense The Washington Post traça perfil de Olavo de Carvalho que o ridiculariza. Até aí, tudo bem. O problema é que mostra que o presidente do Brasil e uma legião de idiotas como ele seguem o astrológo imbecil como cachorrinhos amestrados. Fica parecendo que todos são idiotas, por aqui. Leia a matéria do Post e chore.

*

The Washington Post

Ele é o Rush Limbaugh do Brasil. Ele tem o ouvido de Bolsonaro. E ele mora na zona rural da Virgínia.

De Terrence McCoy

14 de julho às 15:08

Olavo de Carvalho, 72, está em sua mesa em casa no condado de North Dinwiddie, na Virgínia, onde criou centenas de vídeos e postagens em mídias sociais que admiradores e críticos dizem ter ajudado a impulsionar o presidente de direita Jair Bolsonaro ao poder no Brasil.

Milhares lotaram as ruas mais movimentadas de São Paulo e do Rio de Janeiro, vestidas com o verde e o ouro da bandeira brasileira, muitos cantando um slogan no centro da súbita mudança do país para a direita.

“Olavo está certo!” Gritavam em português. “Olavo está certo!”

A mais de 4.600 quilômetros de distância, em uma casa térrea no final de uma estrada no condado de Dinwiddie, na Virgínia, um homem élfico de cabelos grisalhos analisou as imagens dos comícios nesta primavera, deu uma tragada no cachimbo e sorriu.

Durante anos, Olavo de Carvalho gravou e fez upload de palestras e discursos de seu escritório na Virginia para consumo em sua terra natal – vídeos, posts de blogs e riffs de mídia social com obscenidades, homofobia e proclamações obscuras sobre uma conspiração globalista empenhada em promulgar o que ele chama de “ditadura socialista mundial”.

Agora essa mensagem está aproveitando seu momento. Carvalho, 72 anos, um auto-intitulado filósofo que vive em um exílio auto-imposto nos Estados Unidos, é creditado por simpatizantes e críticos por fornecer a centelha intelectual que desencadeou a rápida ascensão do presidente brasileiro Jair Bolsonaro – o mais novo membro em um global grupo de populistas de direita , do turco Recep Tayyip Erdogan ao húngaro Viktor Orban ao das Filipinas Rodrigo Duterte ao presidente Trump.

“Não poderíamos ter vencido a eleição sem Olavo”, disse Eduardo, filho de Bolsonaro, em março. “Sem Olavo, não haveria presidente Bolsonaro”.

Carvalho, abrigado em uma cavernosa biblioteca doméstica enfeitada com um tipo específico de fuzileiros americanos, pinturas de generais confederados, um mastiff inglês chamado Big Mac, está inclinado a concordar. “Eu criei a fome por idéias diferentes”, disse ele . “Não houve sede. Eu criei isso.

Isso pode ser um exagero – a contração econômica, a corrupção e o crime também ajudaram a azedar os brasileiros na política do establishment. Mas o que não é: Carvalho, da obscuridade na Virgínia, encontrou seu caminho para o centro da vida política brasileira, ajudando a conduzir a conversa e às vezes falando com Bolsonaro, para o deleite de guerreiros culturais de direita e a consternação dos liberais.

Seu nome aparece em capas de revistas. Jornais cobrem suas declarações. Alto-falantes soaram seu nome nesta primavera em manifestações de rua para Bolsonaro.

E o líder brasileiro dedicou atenção a ele. Bolsonaro exibiu um dos livros de Carvalho durante seu discurso de vitória na noite da eleição. Ele seguiu seu conselho quando nomeou dois candidatos pouco conhecidos, mas ultraconservadores, recomendados por Carvalho para serem seus ministros de educação e relações exteriores. Ele sentou ao lado de Carvalho em um jantar oficial na embaixada brasileira em Washington. Em maio, ele concedeu a ele uma das mais altas distinções do Brasil, ao lado do vice-presidente e ministro da Justiça do país.

Carvalho está pronto para levar sua mensagem para além do Brasil. O ex-estrategista do Trump, Stephen K. Bannon, que diz ter se encontrado com Carvalho frequentemente, quer instalá-lo como palestrante em um campo de treinamento na Europa para a próxima geração de pensadores de direita, se tal projeto avançar, e apresentá-lo em debates televisionados. “Um pensador seminal”, Bannon o chamou em uma entrevista.

Mas aqui, neste recife não incorporado do Condado de Dinwiddie, ao sul de Richmond, onde os únicos sons são insetos e carros passando, ele é apenas outro vizinho.

Vindo para a América

Carvalho lembra seus primeiros dias na Virgínia em 2005 como transformadores. Ele havia acabado de deixar o Brasil, tendo achado difícil ser um escritor conservador incendiário em um país dominado pela política do socialista democrata Luiz Inácio Lula da Silva. O sistema educacional, as leis de controle de armas, o viés liberal que ele percebeu na mídia brasileira: tudo isso o fez se sentir claustrofóbico.

Mas quando ele chegou na zona rural da Virgínia, estabelecendo-se primeiro em Carson com sua esposa e dois filhos, os vizinhos bateram à sua porta para se apresentar. Eles trouxeram bolos e presentes. Eles perguntaram se poderiam apresentar a família a uma igreja e prometeram ajudá-los com qualquer problema que pudessem encontrar vivendo aqui.

“Eu tenho vivido por seis anos neste país, e aqui sou tratado com carinho e compreensão que nenhum brasileiro. . . já desfrutou em seu próprio país ”, escreveu Carvalho em 2011.“ Boa vizinhança não é um slogan publicitário. É uma realidade viva. É uma instituição americana.

Ele estava logo usando chapéus de caubói. Ele comprou rifles. Ele levou seu filho caçando no Maine, onde eles pegaram um urso preto.

E ele chegou a ver certos elementos da ideologia americana conservadora – individualismo, liberalismo econômico e um desdém pela intromissão governamental – não apenas como o antídoto ao estado burocrático do Brasil, mas também como um baluarte contra o que ele chamou de “projeto globalista” liderado por George. Soros, os Rockefellers, o Conselho de Relações Exteriores, Barack Obama, as Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde.

Brian Winter, vice-presidente de políticas da Americas Society / Conselho das Américas, escreveu sobre a influência de Carvalho no Brasil.

“O que ele tem vendido tem sido profundamente influenciado pelo fato de que ele vive na zona rural da Virgínia”, disse ele. “Se você ouviu Rush Limbaugh nos últimos 20 anos, você está profundamente familiarizado com o que a Olavo está vendendo.”

‘Eu não sabia quem ele era’

Em 2013, centenas de milhares de pessoas correram para as ruas nos maiores protestos que o Brasil havia visto em décadas. Inicialmente provocados pela raiva em relação a questões de transporte, as manifestações se transformaram em uma acusação mais ampla de corrupção e governança irresponsável. O clima geral era que, após um período de crescimento econômico, as coisas não estavam mais no caminho do Brasil, e as elites eram as culpadas.

Matias Spector, professor adjunto de relações internacionais da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, ficou surpreso com o protesto das pessoas – e ainda mais confuso com os sinais que alguns carregavam: “Olavo tem razão”. Olavo está certo.

“Eu não sabia quem ele era. Eu não tinha ideia ”, disse ele. “E isso vai ao âmago da questão: o Olavo deu voz àqueles contra o establishment. Ele não vem dos quadros de eruditos e não tem a trajetória de seu professor de filosofia padrão ”.

Mas alguns de seus pontos de vista, Spector logo descobriu, não eram apenas iconoclastas. Eles eram sombriamente conspiratórios. Ele duvidou da mudança climática e espalhou a falsa crença de que as vacinas “matam” crianças. Ele afirmou que os gays são os únicos ameaçados pela Aids e criticou o que ele chama de “gayzismo” – “gayismo” – descrevendo -o como “incompatível” com a democracia.

O tempo todo, sua audiência online estava crescendo – e a família Bolsonaro estava entre eles. Entre 2014 e 2016, Jair Bolsonaro – então membro do Congresso – esteve por pelo menos três chats ao vivo com Carvalho que foram transmitidos no YouTube. Seus filhos Eduardo e Flavio disseram aos seguidores do Twitter para assistirem aos vídeos on-line de Carvalho, que ele postou no YouTube ou vendeu para estudantes de seu curso de filosofia.

Alguns alunos, incluindo Eduardo, viajaram para a Virgínia para conhecer Carvalho e fazer aulas particulares em seu escritório em casa.

“Maior filósofo brasileiro vivo”, Eduardo Bolsonaro twittou de seu “Prof.”

Como uma convulsão após outra agitou o Brasil – uma recessão econômica incapacitante, a remoção da ex-presidente Dilma Rousseff, um vasto escândalo de corrupção que levou à prisão de Lula – a crescente popularidade do discurso anti-establishment de Carvalho coincidiu e acelerou a ascensão de Bolsonaro.

Depois que Trump expulsou Bannon da Casa Branca, o ex-estrategista de campanha começou a pesquisar Bolsonaro – e viu nele um novo porta-estandarte da corrente nacionalista que vem derrubando a política mundial.

Bannon queria conhecer os pensadores em torno de Bolsonaro, particularmente Carvalho, que Bannon disse estar correto em seu diagnóstico de “marxismo cultural” como uma força corrosiva. Foi quando ele descobriu que não teria que viajar para o Brasil.

“Ele está no fundo do bosque”, disseram Bannon.

“Eu disse: ‘O que você quer dizer? Ele está realmente em Richmond? . . . Richmond, Virginia? ”

‘Não seja idiota, cara’

Uma bandeira americana tremulava ao lado de uma janela rachada reparada com fita azul. Na entrada de cascalho estavam estacionados dois carros, cada um com um adesivo de pára-choque. “Caçador comunista”, declarou um deles. “Não pise no meu direito de arma”, alertou o outro.

“Eu gostaria que os brasileiros entendessem essa mentalidade”, disse ele. “Então eles não deixariam o governo andar sobre eles.”

Em uma conversa de duas horas, muitas vezes dispersa, enquanto Carvalho fumava uma das centenas de cachimbos que tinha ao seu lado, ele se entusiasmou: “Sou o escritor mais lido do Brasil. . . . Eu sou um tremendo escritor.

Ele era paranoico: a mídia brasileira “quer me destruir. Eles querem me tirar da existência. Eu sou uma constante humilhação para eles ”.

Ele estava com raiva: “Não seja idiota, cara”, disse ele a um repórter visitante. “Deixe de ser criança. Seja homem, por favor. Torne-se um homem. Não é um menino.

Sua esposa, Roxane, uma ex-aluna, empurrou café para ele duas vezes e ofereceu palavras de encorajamento. Sua filha Leilah fumava cigarros e observava silenciosamente cada palavra sua. Big Mac caminhava entre as filas e fileiras de pilhas de livros.

Lá fora, era uma manhã de quinta-feira úmida e ensolarada. Dois vizinhos, pai e filho Leopoldo e Aldo Palestina, caminhavam até o carro na entrada da casa.

“Eu nunca o vi antes”, disse Leopoldo.

“Às vezes vemos a senhora”, acrescentou Aldo.

E por dentro, Carvalho estava abrindo o computador e se preparando para escrever uma nova condenação da elite brasileira.