PR

Bolsonaro reclama de embaixadas do Brasil que não têm foto dele

Todos os posts, Últimas notícias
PR
PR

O presidente Jair Bolsonaro reclamou nesta sexta-feira de embaixadas brasileiras no exterior que não expõem uma fotografia sua. De acordo com Bolsonaro, não se trata de narcisismo, mas sim de protocolo. Ele levantou a possibilidade dos embaixadores não colocarem sua foto por serem partidários do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

— Inclusive as embaixadas, olha, meu Deus do céu. Não tem minha fotografia nas embaixadas. Não sou narcisista, não. Não sou. É uma questão de protocolo. Não tem. Será que tem embaixadora pensando no Lula Livre? Pelo amor de Deus — disse, na saída do Palácio da Alvorada.

A declaração foi feita enquanto Bolsonaro comentava a decisão da empresa americana VF Corporation, fabricante de calçados e acessórios em couro e dona de 18 marcas, de suspender a compra de couro de fornecedores brasileiros. O presidente chegou a dizer que se tratava de “fake news”, provavelmente referindo-se a um comunidade do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) de que a suspensão não havia ocorrido. Informado de que a decisão havia sido confirmada, Bolsonaro disse que irá conversar com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, sobre o assunto:

— Se confirmou agora, vou ligar para a Teresa Cristina e ver o que a gente pode fazer. É precipitado também.

O presidente fez, então, uma relação entra a suspensão e a imagem do Brasil no exterior, e disse que conversou sobre isso com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Segundo ele, as embaixadas precisam levar a “verdade”. Bolsonaro elogiou o desempenho do embaixador brasileiro na França, Luís Fernando Serra, em meio à sua troca de farpas com o presidente francês, Emmanuel Macron:

— Nossas embaixadas têm que levar a verdade. Por exemplo, nosso embaixador Serra está indo muito bem na França, participando, respondendo, em francês inclusive, os injustos ataques que o Brasil vem sofrendo do governo francês.

De OGlobo