Carluxo desfila com o pai pela segunda vez
BRASÍLIA – Com o filho Carlos Bolsonaro sentado na parte de trás do Rolls Royce, repetindo a cena da posse, o presidente Jair Bolsonaro desfilou em carro aberto na Esplanada dos Ministérios na comemoração do 7 de Setembro. A primeira-dama Michelle Bolsonaro, de vestido amarelo, o esperou no palanque junto com a filha Laura, de 8 anos.
No percurso até a tribuna de honra, o presidente convidou uma criança vestida com uma camisa da seleção brasileira, com o nome do jogador Neymar Jr, para se sentar ao lado dele. Os outros filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro e o deputado Eduardo Bolsonaro também estavam na tribuna.
Na palanque presidencial, com capacidade para 200 pessoas, estão ainda o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, ministros, deputados e convidados como o apresentador Silvio Santos e o bispo Edir Macedo.
Uma parte do público que comparece ao desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios atendeu ao pedido de Bolsonaro e está vestida de verde e amarelo. Nas arquibancadas lotadas, onde cabem 20 mil pessoas, também é possível ver pessoas vestidas de preto, como parte do movimento que surgiu em reação ao pedido de Bolsonaro. Elas representam uma parcela reduzida do público. A maior parte das pessoas não está nem de amarelo, nem de verde e nem de preto. Veio assistir ao desfile como costuma fazer todos os anos.
Não houve protestos na parte externa ou interna das arquibancadas, pelo menos até o início do desfile começar. A plateia precisou passar por uma revista feita por policiais militares. Algumas alas foram destinadas a quem se cadastrou com antecedência e outras ficaram para autoridades e convidados. Os acessos ao público em geral foram fechados diante da superlotação.