Ex-vice de Serra é preso em ação da PF

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Sérgio Lima – 30.jun.2010/Folhapress

O ex-deputado federal Índio da Costa (PSD) foi preso, na manhã desta sexta (6), no Rio de Janeiro, por suspeita de participação em um esquema de fraudes nos Correios iniciado em 2016.

De acordo com a PF (Polícia Federal), pelo menos R$ 13 milhões foram movimentados pela organização criminosa. No total, 12 pessoas foram presas e 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta sexta.

Índio da Costa foi candidato à prefeitura e ao governo do Rio de Janeiro nas últimas eleições. Em 2010, ele foi vice-candidato à presidência da República, na chapa de José Serra (PSDB). A prisão dele é preventiva.

De acordo com o delegado da Delegacia de Combate à Corrupção da PF, Cristian Luz Barth, as ações da quadrilha contavam com a participação de funcionários dos Correios para distribuir cargas postais sem cobrança ou com faturamento inferior ao devido.

“Grandes clientes eram procurados para que rompessem o contrato com os Correios e passassem a contratar o serviço oferecido pelas empresas do grupo criminoso. Desta forma, as remessas tinham custo inferior ao normal e os Correios eram onerados”, explicou.

Durante a investigação, a Polícia Federal constatou que houve pagamentos indevidos a empresários, funcionários públicos e a políticos configurando corrupção passiva.

Da FSP