Ramonet afirma: “Lula é o preso político mais importante do mundo”

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: reprodução

O escritor e sociólogo espanhol Ignacio Ramonet visitou Lula ontem na prisão. Ao deixar o ex-presidente, Ramonet afirmou que Lula hoje é o prisioneiro político mais importante do mundo e escreveu um relato. Leia a íntegra:

Cem minutos de prisão com Lula

Por Ignacio Ramonet

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, preso na cidade de Curitiba, no sul do país, só pode visitar duas pessoas por semana. Uma hora. Tardes de quinta-feira, das quatro às cinco. Você tem que esperar a sua vez. E a lista daqueles que querem vê-lo é longa … Mas hoje, 12 de setembro, cabe a Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz e a mim.

Lula está na prisão, cumprindo pena de 12 anos e 1 mês “por corrupção passiva e lavagem de dinheiro”, mas ele não foi definitivamente condenado (ainda pode recorrer) e, acima de tudo, seus acusadores não conseguiram provar sua culpa. Tudo tem sido uma farsa. Como confirmado pelas revelações devastadoras de “The Intercept”, uma revista de pesquisa on-line administrada por Glenn Greenwald. Lula foi vítima da arbitrariedade mais absoluta. Uma trama legal totalmente manipulada, com o objetivo de arruinar sua popularidade e eliminá-la da vida política. Matá-lo imediatamente. Prevenir que poderia apresentar e vencer as eleições presidenciais de 2018. Uma espécie de ‘golpe preventivo’ …

Além de ser julgado de maneira absolutamente arbitrária e indecente, Lula foi permanentemente linchado pelos grandes grupos de mídia dominantes – em particular O Globo -, a serviço dos interesses dos maiores empresários, com um ódio feroz e revanchista contra o melhor presidente da República. a história do Brasil, que tirou 40 milhões de brasileiros da pobreza e criou o programa ‘fome zero’ … Eles não o perdoam … Quando seu irmão mais velho, Genival ‘Vavá’, o mais querido, morreu, não o deixaram assistir ao funeral , apesar de ser um direito garantido por lei. E quando seu neto Arthur, 7 anos, o mais próximo, morreu de meningite, eles só permitiram que ele passasse uma hora e meia (!) Ao despertar … Humilhações, aborrecimentos, vinganças infelizes …

Antes de irmos para a cadeia – localizada a cerca de sete quilômetros do centro de Curitiba -, nos encontramos com um grupo de pessoas próximas ao ex-presidente para explicar o contexto.

Roberto Baggio, líder local do Movimento Sem Terra (MST), conta como foi organizada a mobilização permanente que eles chamam de “Vigília”. Centenas de pessoas do grande movimento «Lula livre! »Acampam permanentemente em frente ao prédio da prisão, organizando reuniões, debates, conferências, shows … E três vezes ao dia – às 9h, 14h30 e 19h – emitem um som alto:« Bom dia! »,« Boa tarde! ”,“ Boa noite, Sr. Presidente! »…« Para Lula nos ouvir, incentivá-la, Roberto Baggio nos diz e transmitir a voz do povo … No começo, pensávamos que isso duraria cinco ou seis dias e que o Supremo Tribunal libertaria Lula … Mas agora Estamos organizados para um protesto popular protestante… »

Carlos Luiz Rocha é um dos advogados de Lula. Você verá quase todos os dias. Ele nos diz que a equipe jurídica do ex-presidente questiona a imparcialidade do juiz Sergio Moro, agora recompensado por Bolsonaro com o Ministério da Justiça, e a imparcialidade dos advogados … “O Intercept” provou isso “, diz ele, acrescentando:” Deltan Dallagnol, o promotor-chefe, confirmou a si mesmo … Ele me disse que ‘no caso de Lula, a questão legal é pura filigrana … o problema é político. »

Rocha está relativamente otimista porque, segundo ele, em 20 de setembro, Lula já cumpriu a parte da penalidade suficiente para poder sair em ‘prisão domiciliar’ … «« Há outro elemento importante, ele nos conta, enquanto a popularidade de Bolsonaro Está caindo acentuadamente, pesquisas mostram que o número de Lula está subindo novamente … Atualmente, mais de 53% dos cidadãos pensam que Lula é inocente. A pressão social está se tornando cada vez mais intensa a nosso favor … »

Nossa amiga Mônica Valente, secretária de relações internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT) e secretária geral do Fórum de São Paulo, se juntou a nós.

Juntos, com esses amigos, estamos a caminho do local de prisão de Lula. A nomeação com o ex-presidente é às 4 da tarde. Mas primeiro saudaremos os grupos da Vigília e devemos antecipar as formalidades de entrar no prédio da prisão. Não é uma prisão comum, mas a sede administrativa da Polícia Federal, cujas instalações foram improvisadas como uma cela.

Só vamos ver Lula, Adolfo Pérez Esquivel e eu, acompanhados pelo advogado Carlos L. Rocha e Mônica Valente. Embora o pessoal da prisão seja amigável, ainda é muito rigoroso. Os telefones foram removidos. A pesquisa é eletrônica e completa. Só é permitido levar os livros e as cartas dos presos, e ainda assim … porque Adolfo traz para ele 15.000 cartas de fãs em um pendrive e o confisca para verificar com muito cuidado … então eles o devolvem.

Lula está no quarto andar. Não vamos vê-lo em uma sala especial para visitantes, mas em sua própria cela onde ele está trancado. Subimos um elevador até o terceiro andar e alcançamos o último a pé. No final de uma passagem, à esquerda, está a porta. Há um guarda armado sentado à nossa frente. Nada se assemelha a uma prisão – exceto os guardiões – parece um espaço administrativo e anônimo. Fomos acompanhados pelo carcereiro-chefe, Jorge Chastalo (escrito na camisa), alto, forte, loiro, com olhos verde-azulados, com antebraços tatuados. Um homem gentil e construtivo que, é claro, tem um relacionamento cordial com seu prisioneiro.

La habitación-celda es rectangular, entramos por uno de los lados pequeños y se nos presenta en toda su profundidad. Cómo nos han confiscado los teléfonos, no puedo sacar fotos y tomo nota mental de todo lo que observo. Tiene unos seis o siete metros de largo por unos tres y medio de ancho, o sea unos 22 metros cuadrados de superficie. Justo a la derecha, al entrar, está el baño, con ducha y váter; es un cuarto aparte. Al fondo, enfrente, hay dos grandes ventanas cuadradas con rejas horizontales de metal pintadas de blanco. Unos toldos de color gris-plata exteriores dejan entrar la luz natural del día pero impiden ver al exterior. En el ángulo izquierdo del fondo está la cama individual recubierta con un cubrecama color negro y en el suelo una alfombrita. Encima de la cama, clavadas en la pared, hay cinco grandes fotografías en colores del pequeño Arthur, recien fallecido , y de los otros nietos de Lula con sus padres. Al lado, a la derecha, y debajo de una de las ventanas, hay una mesita de noche de madera clara, de estilo años 1950, con dos cajones superpuestos, de color rojo el de arriba. A los pies de la cama, un mueble también de madera sirve de soporte a un pequeño televisor negro de pantalla plana de 32 pulgadas. Al lado, también contra la pared izquierda, hay una mesita bajita con una cafetera y lo necesario para hacer café. Pegado a ella, otro mueble cuadrado y más alto, sirve de soporte a una fuente de agua, una bombona color verde esmeralda como las que se ven en las oficinas. La marca del agua es ‘Prata da Serra’.

En el otro ángulo del fondo, a la derecha, es el rincón gimnasio, con un banco recubierto de falso cuero negro para ejercicios, gomas elásticas para musculación y una gran caminadora. Al lado, entre la cama y la caminadora, un pequeño calentador eléctrico sobre ruedas, color negro. En lo alto de la pared del fondo, sobre las ventanas, hay un aire acondicionado de color blanco.

En medio de la habitación, una mesa cuadrada de 1,20 mts de lado, cubierta con un hule azul celeste y blanco, y cuatro sillas confortables, con reposabrazos, de color negro. Una quinta silla o sillón está disponible contra la pared derecha. Finalmente, pegado al tabique que separa la habitación del cuarto de baño: un gran armario de tres cuerpos, color roble claro y blanco, con una pequeña estantería en el lado derecho que sirve de biblioteca.

Tudo modesto e austero, até espartano, para um homem que durante oito anos foi presidente de uma das dez maiores potências do mundo … Mas tudo muito arrumado, muito limpo, muito organizado …

Com seu amor habitual, abraços calorosos e palavras de amizade e carinho, Lula nos acolhe com sua voz característica, rouca e poderosa. Ele usa uma camiseta da Adidas no Corinthians, seu time de futebol favorito de São Paulo, calça de moletom cinza clara da Nike e chinelos brancos da Havaian. Ele parece muito bem em saúde, robusto, forte: “Eu ando nove quilômetros por dia”, ele nos diz. E em excelente estado psicológico: «Esperaremos que os melhores tempos sejam pessimistas – afirma ele – nunca mais fiquei deprimido desde que nasci; e eu não vou ser agora. »

Sentamos em volta da mesa, ele ficou de frente para a porta, de costas para as janelas, Adolfo à direita, Mônica na frente, advogado Rocha um pouco distante entre Adolfo e Mônica, e eu à esquerda. Sobre a mesa, há quatro canecas cheias de lápis e canetas coloridas.

Dou a você os dois livros que lhe trouxe, as edições brasileiras de “Cem Horas com Fidel” e “Hugo Chávez, minha primeira vida”. Ele brinca com a própria biografia que está escrevendo, há anos, nosso amigo Fernando Morais: «Não sei quando ele terminará … Tudo começou quando eu deixei a Presidência, em janeiro de 2011. Alguns dias depois, fui a uma reunião com o cartoneros de São Paulo … Estava embaixo de uma ponte, e aí uma garota me perguntou se eu sabia o que tinha feito em favor dos cartoneros … fiquei surpreso e disse a ela que, bem, nossos programas sociais, na educação, na saúde, na habitação, etc. E ela me disse: “Não, o que você nos deu foi: dignidade …” Uma garota …! Fiquei impressionado … e discuti com Fernando … eu disse: «Olha, seria bom fazer um livro com o que as pessoas pensam do que fizemos no governo, o que pensam oficiais, comerciantes, empresários, trabalhadores, camponeses, professores … Pergunte a eles, pegue as respostas … Faça um livro não com o que posso dizer sobre minha presidência, mas com o que as próprias pessoas dizem … Esse foi o projeto … (risos) mas Fernando iniciou uma obra titânica porque quer ser exaustivo … Ele escreveu apenas sobre o período 1980-2002, ou seja, antes de eu chegar à presidência … e já é um volume colossal … porque naquele período de 22 anos aconteceram tantas coisas … fundamos a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o PT, o MST, lançamos as campanhas «Direitas ja! », E a favor do constituinte…. transformamos o país … O PT se tornou a primeira festa no Brasil … E devo esclarecer que ainda hoje, neste país, existe apenas uma festa verdadeiramente organizada, a nossa, o PT. »

Perguntamos sobre o seu humor. «Hoje está cumprido, ele nos diz, 522 dias da minha entrada nesta prisão, no sábado, 7 de abril de 2017 … E exatamente ontem foi um ano em que tive que tomar a decisão mais difícil, escrever a carta em que desisti sendo candidato à eleição presidencial de 2018 … eu estava nesta cela, sozinha … duvidando … porque percebi que estava cedendo ao que meus adversários queriam … me impedir de ser candidato … Foi um momento difícil … um dos mais difíceis … e eu completamente sozinho aqui … pensei: É como dar à luz com muita dor e sem que ninguém segure sua mão … »

isso não foi planejado … Ele quase me deu uma ordem: “Você tem que falar, e será o último, fechamos com você …” Mas a CUT não queria que eu tomasse a palavra de forma alguma … Então eu não sabia o que fazer … Por volta das sete horas da tarde, da presidência da mesa, surpreendentemente, Fidel anuncia que tenho a palavra … Fui quase forçado a aceitar, levantei-me, fui para a plataforma … e comecei a falar … sem tradução … Fiz um longo discurso e acabei dizendo: “Fidel, quero dizer aos amigos aqui reunidos que os Estados Unidos estão tentando nos convencer de que são invencíveis… Mas Cuba já os derrotou, o Vietnã já os derrotou, a Nicarágua já Ele os venceu e El Salvador também os derrotou … Não devemos ter medo deles! Houve aplausos altos. Bem, o dia termina, e vou para minha casa em que fui designado em Laguito … E quando chego … quem estava me esperando na sala de estar da casa? Fidel e Raúl! Nós dois, sentados esperando por mim … Fidel começou a me perguntar onde eu havia aprendido a falar assim … eu contei a eles sobre minha vida … E foi assim que nos tornamos amigos para sempre … »

“Devo dizer, acrescenta Lula, que Fidel sempre foi muito respeitoso, ele nunca me deu conselhos que não eram realistas … Ele nunca me pediu para fazer coisas loucas … Prudente … Moderada … Sábia … Genial …”

Lula então pergunta a Pérez Esquivel, que preside o Comitê Internacional em favor da entrega do Prêmio Nobel da Paz ao ex-presidente brasileiro, como o projeto está progredindo. Adolfo detalha o grande movimento mundial que apoia esta candidatura e diz que o Prêmio é anunciado, em geral, no início de outubro, em menos de um mês … E que, segundo as fontes deste ano, será para um ou um latino-americanos. Ele parece otimista.
Lula insiste em que o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, liderado por Michelle Bachelet, é decisivo. Ele diz que essa é a “batalha mais importante”. Embora ele não ache fácil. Uma história nos diz: «Alguns anos atrás, quando deixei a Presidência, eu já havia sido nomeado para o Prêmio Nobel da Paz. Um dia, conheci a rainha consorte da Suécia, Silvia, esposa do rei Carlos XVI Gustavo. Ela é filha de uma brasileira, Alice Soares de Toledo, por isso falamos com confiança. E ela me disse: “Enquanto você continuar sendo amigo de Chávez, acho que não poderá fazer muito progresso … Afaste-se de Chávez e tenha o Prêmio Nobel da Paz …” É assim que é … »

Pergunto como ele julga esses primeiros oito meses do governo de Jair Bolsonaro. «Bolsonaro está entregando o país, ele responde. E estou convencido de que tudo o que está acontecendo é pilotado pela Petrobras … Por causa do super reservatório offshore de petróleo do pré-Sal, o maior do mundo, com reservas fabulosas, de altíssima qualidade … descoberto em 2006 em nossas águas territoriais … apesar de estar em grande profundidade, com mais de seis mil metros, sua riqueza é de tal dimensão que justifica tudo … Posso até dizer que o renascimento da Quarta Frota, por Washington, que patrulha pelas costas atlânticas da América do Sul , foi decidido quando o depósito do Pré-Sal foi descoberto … Por isso, com Argentina, Venezuela, Uruguai, Equador, Bolívia, etc … criamos o Conselho de Segurança da Unasul … É um elemento determinante.

O Brasil, continua Lula, sempre foi um país dominado por elites voluntariamente submetidas aos Estados Unidos … Somente quando chegamos ao poder, em 2003, o Brasil começou a ser protagonista … Entramos no G-20, fundamos o BRICS (com Rússia, Índia, China e África do Sul), organizamos – pela primeira vez em um país emergente – os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo … Nunca houve tanta integração regional na América Latina…. Por exemplo, nossas trocas no Mercosul foram de US $ 15 bilhões, quando terminei meus dois mandatos totalizando 50 bilhões … Mesmo na Argentina, quando cheguei, eram 7 bilhões, quando terminei 35 bilhões … Os Estados Unidos não querem que sejamos protagonistas, que tenhamos soberania econômica, financeira, política, industrial e ainda menos militar … Eles não querem, por exemplo,

Terminado o tempo, falamos sobre muitos de seus amigos que ainda exercem responsabilidades políticas de alto nível em vários países ou em organizações internacionais. Ele nos pede que transmitamos a todos vocês sua lembrança mais afetuosa e aprecia sua solidariedade.

Insiste en lo siguiente: « Digan que estoy bien, como lo pueden constatar. Estoy consciente de por qué estoy preso. Lo sé muy bien. No ignoro la cantidad de juicios que hay contra mi. No creo que ellos me liberen. Si el Tribunal Supremo me declara inocente, ya hay otros juicios en marcha contra mi para que nunca salga de aquí. No me quieren libre para no correr ningún riesgo… Eso no me da miedo… Yo estoy preparado para tener paciencia… Y dentro de lo que cabe, tengo suerte… hace cien años, ya me habrían ahorcado, o fusilado, o descuartizado… para hacer olvidar cualquier momento de rebeldía… Yo tengo conciencia de mi rol…No voy a abdicar… Conozco mi responsabilidad ante el pueblo brasileño… Estoy preso, pero no me quejo, me siento más libre que millones de brasileños que no comen, no trabajan, no tienen vivienda… parece que están libres pero están presos de su condición social, de la que no pueden salir…

Prefiro estar aqui inocente, culpado … Para todos os que acreditam na minha inocência, digo: Não me defenda apenas com fé cega … Leia as revelações de “Interceptação”. Há tudo, discutido, testado, comprovado. Defenda-me com argumentos … Desenvolva uma narrativa, uma história … Quem não faz uma narrativa, no mundo de hoje, perde a guerra.

Estou convencido de que os juízes e os advogados que montaram a manipulação para me aprisionar não dormem com a paz de espírito que tenho. São eles que não têm a consciência limpa. Eu sou inocente Mas não fico à toa. O que vale é a luta.

IGNACIO RAMONET
Curitiba, 12 de setembro de 2019