agência Brasil

Delegado Waldir ‘encena’ reconhecimento de derrota

Todos os posts, Últimas notícias
agência Brasil
agência Brasil

Delegado Waldir (PSL-GO), líder do PSL na Câmara, divulgou um vídeo nesta segunda em que admite a derrota e reconhece novo líder do partido na Câmara. O deputado de Goiás disse estar à disposição da nova liderança. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinou um ofício em que registra o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) como novo líder do partido. O nome do deputado já aparece como líder no sistema da Câmara.

– Já estarei à disposição do novo líder para de forma transparente passar para ele toda a liderança do PSL – afirmou Delegado Waldir.

Mais cedo nesta segunda-feira, o líder do governo na Câmara, deputado Vitor Hugo (PSL-GO) protocolou uma lista pedindo a alteração da liderança do partido na Casa, com Eduardo Bolsonaro como novo líder. Das 29 assinaturas, uma não foi reconhecida pela Secretaria-Geral da Mesa. Para a a troca de liderança é preciso apoio de mais da metade dos deputados, ou seja 27 assinaturas, pois a bancada tem 53 deputados.

Ao ficarem sabendo que o grupo de Eduardo apresentou uma nova lista, aliados de Waldir começaram a recolher assinaturas de parlamentares para tentar retormar a líderança do PSL.

Apesar de se colocar à disposição do novo líder, o Delegado Waldir disse que não está subordinado a nenhum presidente e afirmou que a Constituição prevê que o executivo não deve interferir no Parlamento.

– Queria agradecer aos parlamentares que confiaram nesse nosso projeto, dizer que não sou subornidado a nennum governador, nenhum presidente, mas sim ao meu eleitor e vou continuar defendendo todas as prerrogativas do parlamento. Nós não rasgamos a Constituição ainda, nós não rasgamos a Constituição. A Constituição prevê que o executivo não deve interferir no parlamento em nenhum ação – disse o deputado.

No mesmo vídeo, o deputado afirmou que partido decidiu retirar a ação que pedia a suspensão de cinco deputados, Alê Silva (PSL-MG), Bibo Nunes (PSL-RS), Carla Zambelli (PSL-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ) e Filipe Barros (PSL-PR).

Disputa de listas

Na semana passada, os deputados do PSL apresentaram três listas , duas pedindo a destituição do Delegado Waldir do partido e uma apoiando a permanência do deputado na liderança. As listas contrárias ao Delegado Waldir tiveram 27 assinaturas, sendo que na primeira uma foi invalidada e na segunda, três. Na lista que apoia o deputado de Goiás, foram 31 assinaturas e duas não foram confirmadas pela área técnica.

As assinaturas não reconhecidas pela Secretaria-Geral da Mesa foram invalidadas porque houve divergência na caligrafia. Isso não significa que há fraude, pois, frequentemente deputados assinam listas para apoio de projetos de lei, por exemplo, em pé ou caminhando. Isso pode alterar a forma de assinatura.

Pela invalidação das listas dos deputados aliados ao presidente da República, o deputado Delegado Waldir continuou líder da legenda.

OGLOBO