Deputado cobra Salles sobre manchas de óleo no mar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gustavo Bezerra

 

A origem das manchas de óleo que atingiram o mar dos nove estados do Nordeste, e que agora avançam pelo litoral da Bahia, foi questionada pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA) nessa segunda-feira (7). Em requerimentos direcionados ao Ibama e ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o parlamentar pediu esclarecimentos também sobre o tamanho da área afetada, riscos de contaminação e quais medidas estão sendo tomadas pelos órgãos para conter o vazamento.

De acordo com Joseildo, o prejuízo ao turismo, uma das mais principais atividades econômicas e geradoras de emprego da região Nordeste, e a perda de vida animal decorrentes do derramamento precisam de respostas urgentes. “Sabemos que tudo que envolve a preservação do meio ambiente é um ponto de conflito com este governo, e é exatamente por esse motivo que precisamos ser incisivos e rápidos em obter respostas. O dano está aumentando, alcançando novos lugares, e as autoridades não vão poder ser negligentes também quanto a isso”, afirmou.

Até o momento, as manchas já apareceram em mais de 120 praias do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia, seguindo em direção ao sul do país. De acordo com o Ibama, trata-se de petróleo puro e existe suspeita de que tenha sido gerada a partir de uma limpeza ilegal de tanques de navios petroleiros. Em nota oficial, a Petrobras afirmou que não produz o material.

Pt