Glenn divulga caso Lula no exterior

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Bizzotto / AGIF via AP

OS MESMOS PROMOTORES BRASILEIROS que durante anos exibiram uma fixação obstinada na prisão do ex-presidente Lula da Silva estão agora buscando sua libertação da prisão, solicitando que um tribunal permita que ele cumpra o restante de sua sentença de 11 anos por corrupção em casa. Mas Lula – que acredita que o pedido é motivado pelo medo de que impropriedades judiciais e judiciais em seu caso, reveladas pelo Intercept , levem à anulação de sua condenação – estão se opondo a esses esforços, insistindo que ele não sairá da prisão até que ele recebe exoneração completa.

Ao buscar sua libertação da prisão, os promotores de Lula quase certamente não estão motivados por preocupações humanitárias. Muito pelo contrário: esses promotores muitas vezes demonstraram um ódio quase patológico pelo ex-presidente de dois mandatos. No mês passado, o Intercept, juntamente com seu parceiro de reportagem, o UOL, publicou anteriormente mensagens secretas do Telegram, nas quais os promotores do “Car Wash” responsáveis ​​por processar Lula zombavam cruelmente da morte trágica de seu neto de 7 anos de meningite no início deste ano, como bem como a morte de sua esposa, de 43 anos, em 2017, por um derrame aos 66 anos. Um dos promotores que participou publicamente se desculpou , mas nenhum dos outros o fez.

Muito mais provável é que os promotores sejam motivados pelo desespero de salvar seu legado depois de uma série de derrotas sofridas por sua investigação, antes intocável e amplamente reverenciada de “Car Wash”, desde que o Intercept, em 9 de junho, começou a publicar relatórios baseados em um arquivo maciço de conversas secretas entre os promotores e Sergio Moro, o juiz que supervisionou a maioria das condenações, incluindo Lula, e que agora atua como Ministro da Justiça e Segurança Pública do presidente Bolsonaro.

Parece que a aposta cínica dos promotores é que a Suprema Corte do país – que há duas semanas anulou pela primeira vez uma das condenações anticorrupção do juiz Moro, alegando que ele violou os direitos fundamentais dos acusados ​​- sentirá menos pressão para anular A descoberta de culpa de Moro no caso de Lula, se o ex-presidente estiver confortavelmente em casa em São Paulo (embora em prisão domiciliar), em vez de permanecer em uma prisão de Curitiba.

Mas essa estratégia encontrou um enorme obstáculo quando Lula exigiu que ele não fosse libertado da prisão, a menos e até que ele seja totalmente exonerado. Ele quer garantir que ninguém – muito menos todos os juízes da Suprema Corte que se pronunciarão sobre seu recurso – se sinta aliviado da obrigação de decidir corretamente, dizendo a si mesmo que não há necessidade de dar um passo tão drástico como anular a condenação de Lula, uma vez que ele é não mais na prisão, mas em casa.

“Não trocarei minha dignidade por minha liberdade”, proclamou o ex-presidente em uma carta escrita à mão “ao povo brasileiro”, explicando por que resistiria aos esforços para trocar sua casa por sua gaiola como prisão. “Eu já provei que as acusações contra mim são falsas. São [os promotores de lavagem de carros e Sergio Moro], não eu, que agora somos prisioneiros das mentiras que disseram ao Brasil e ao mundo ”, acrescentou.

Em resposta, Deltan Dallagnol, chefe nominal da força-tarefa e principal assunto dos relatórios da Intercept, insistiu que Lula não tem voz a esse respeito: que, se receber ordem para deixar a prisão, não terá poder de resistir ou rejeitar os termos. . Tão enfraquecida é a acusação de lavagem de carros que, em um espetáculo surreal, os promotores que trabalharam por anos e quebraram inúmeras regras para garantir a prisão de Lula agora estão exigindo que ele saia da prisão (embora nos termos deles), enquanto Lula se recusa categoricamente a fazê-lo ausente absolvição total dos crimes pelos quais o acusaram.

OS PROMOTORES DE LAVAGEM DE CARROS TÊM bons motivos para se preocupar que a falta grave cometida por eles e pelo juiz Moro possa levar à anulação da condenação de Lula. Além da alarmante decisão da Suprema Corte de duas semanas atrás, numerosos desenvolvimentos refletem uma nova hostilidade ao seu trabalho.

Na manhã de sexta-feira, o maior jornal do Brasil, a Folha de São Paulo, informou que o Supremo Tribunal agora está se movendo para autenticar judicialmente o arquivo do Intercept, para que seu conteúdo possa ser usado em processos judiciais para analisar a legitimidade das condenações da investigação anticorrupção. Enquanto isso, o presidente do Tribunal, Dias Toffoli, anunciou esta semana que o Tribunal decidirá em breve várias questões iminentes sobre a Car Wash que, por si só, poderiam levar à anulação da condenação de Lula.

Além do Supremo Tribunal Federal, o pacote “anticrime” de Moro – que é projetado principalmente para cumprir o sonho de Bolsonaro de imunizar a polícia e os militares quando matam pobres e inocentes moradores de favelas – sofreu várias derrotas no Congresso. A escolha de Bolsonaro para o procurador-geral, Augusto Aras, foi confirmada pelo Senado em setembro apenas depois que condenou publicamente os “excessos” dos promotores de lavagem de carros, alegando que a juventude dos promotores e a falta de supervisão de adultos os fizeram acreditar que poderiam cruzar todas as linhas éticas .

Defensores de longa data da investigação sobre lavagem de carros – incluindo um dos líderes de centro-direita no Senado do impeachment de 2016 da ex-presidente Dilma Rousseff, bem como o ex-promotor-chefe em seu novo livro – expressaram remorso pelos componentes antiéticos das ações dos promotores, conforme revelado pelos últimos meses do Intercept. Um ministro da Suprema Corte, Gilmar Mendes, leu nesta semana as conversas do Telegram publicadas pela Intercept para acusar Moro e os promotores de se envolverem em “criminalidade organizada” e de serem “torturadores” (por usar a tática de “prisão preventiva” como forma de forçar acusados ​​de acusar outras pessoas como condição para serem libertados).

Um novo projeto de lei para punir promotores e juízes por abusar de seu poder – destinado ao menos em parte aos abusos de Moro e dos promotores – passou facilmente nas duas casas do Congresso no mês passado, e a maioria dos vetos de Bolsonaro em partes do projeto foram rapidamente anulados. Inúmeros processos disciplinares estão pendentes contra o promotor-chefe, Deltan Dallagnol, e pelo menos várias punições severas são esperadas. Um claro impulso anti-lavagem de carro está agora impulsionando muitas das principais instituições do Brasil.

E a erosão da credibilidade de Moro e Car Wash agora é global: no mês passado, 17 líderes acadêmicos anticorrupção de todo o mundo – incluindo um, Susan Rose-Ackerman, da Escola de Direito de Yale, anunciada repetidamente por Dallagnol como o “líder mundial anticorrupção especialista – assinou uma carta que, citando a reportagem da Intercept, condenava as “práticas ilegais e imorais” de Moro e exigia a libertação imediata de Lula; na quinta-feira, o Conselho da Cidade de Paris, citando a reportagem da Intercept, votou para tornar Lula um cidadão honorário de Paris; no mês passado, membros do comitê da Casa Democrática escreveram uma cartaao Departamento de Justiça que, referenciando os relatórios da Intercept, proclamou que “esses relatórios parecem confirmar que as ações do juiz Moro e dos promotores de Lava Jato foram motivadas por uma agenda política que busca minar as perspectivas eleitorais do Partido dos Trabalhadores no Brasil. ”

Certamente, haverá uma pressão significativa aplicada e até ameaças não tão sutis contra o Supremo Tribunal Federal para evitar qualquer coisa que exonere Lula. Cada vez que o caso de Lula chega ao mais alto tribunal, membros das forças armadas, tanto ativos quanto aposentados, alertam a Corte em termos bastante explícitos de que estão sendo vigiados e esperam que a Corte mantenha Lula onde ele estava. Pouco antes da vitória bem-sucedida nas eleições de seu pai, o filho de Jair Bolsonaro, Eduardo (que atualmente o Presidente está tentando nomear como seu embaixador nos EUA), alertou que quaisquer decisões adversas da Suprema Corte poderiam ser tratadas “enviando um soldado e um cabo” para o portas do tribunal.

Não obstante essas pressões e ameaças, Moro e a legitimidade da investigação Car Wash são muito mais fracos e mais vulneráveis ​​do que há quatro meses. Os promotores claramente temem que a jóia principal de seu trabalho – a cabeça de Lula em jogo – esteja em risco. Grande parte de sua legitimidade já foi corroída, mas qualquer reversão do que eles consideram sua realização mais estimada seria um golpe fatal.

Tentar tirar Lula da cela e entrar em uma prisão mais palatável – sua casa – é uma tentativa desesperada de evitar essa catástrofe. E Lula sabe disso, e é por isso – notavelmente – que ele é tão insistente em permanecer na prisão até receber a absolvição total que acredita ser devida e que, com a verdade sobre Moro e as ações do promotor finalmente conhecidas, ele acredita que é iminente .

À medida que mais revelações continuam sendo publicadas pela Intercept e seus parceiros de denúncia sobre a má conduta de Moro e os promotores, aumenta a probabilidade de um acerto de contas completo para os promotores antes reverenciados e o juiz que os liderou. O cálculo de Lula de que ele deveria permanecer na prisão até ser totalmente liberado pode revelar-se errado, mas certamente há uma base sólida para sua conclusão.

The intercept