Agência Brasil

‘Menos picuinha’, pede Governador para Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias
Agência Brasil
Agência Brasil

Chamado de “espertalhão” por Bolsonaro, Paulo Câmara decidiu não responder ao presidente. Em entrevista à coluna, o governador de Pernambuco fez um apelo ao presidente que pare de “picuInha” e lembre que o país que ele governa também inclui o Nordeste.

Leia a entrevista.

O senhor se sentiu ofendido por ter sido chamado de espertalhão por Bolsonaro?

Não, eu quero paz. O presidente precisa parar de picuinha e governar também para o Nordeste. O Nordeste é Brasil. Ele já atacou o Flávio Dino, governador do Maranhão, o Rui Costa, governador da Bahia, e o governador da Paraíba, João Azevedo. Já tinha me atacado indiretamente e a todos os governadores nordestinos nos chamando pejorativamente de “Paraíba”. Depois mentiu dizendo que se referia ao governador da Paraíba. Mas ele estava atacando os nordestinos ali.

Por que o senhor acha que o presidente adota essa postura?

Não sei. Ele perdeu no Nordeste, e perderia hoje. Ele está impopular no Brasil todo, mas está especialmente no Nordeste. Mas nada disso justifica tratar assim o nordestino.

Como foi a postura do governo federal na contenção do óleo vazado?

Extremamente lenta. Até hoje não sabemos com certeza a origem e a extensão do problema. O governo federal demorou muito a agir. E estamos perdendo com isso.

O turismo foi afetado?

O turismo e o meio ambiente. As pessoas estão cancelando suas viagens devido à imprevisibilidade e isso agrava um cenário que já não está bom.

Como está Pernambuco do ponto de vista econômico?

Difícil. Estamos um pouco melhor do que o Brasil como um todo, mas isso não significa muito porque o Brasil está quase no chão.

O senhor costuma falar com o presidente?

Estou aqui sempre para falar com o presidente. Eu não olho partidos. Não votei nele, mas o povo que eu governo é o mesmo que ele governa. Ele tem que entender isso.

Com o restante do governo, a relação existe?

Sim. O ministro Sergio Moro virá nesta semana aqui, o Ricardo Salles talvez venha também.

Qual o cenário para a eleição de 2020 em Recife? PSB e PT estarão juntos?

Ainda estamos fechando quem será o candidato e negociaremos as alianças no tempo certo. Será um prazer se o PT vier com o PSB novamente. Hoje, o PT está no meu governo e trazendo grandes contribuições.

Como, na sua visão, a maioria do povo pernambucano vê Bolsonaro?

Ele não é popular. A população não se sente atendida por ele.

E Lula? Lula ainda é forte para o povo nordestino?

Sem dúvida. Lula não perdeu em nada sua força em Pernambuco. A população sente que no governo dele a vida melhorou e, enquanto outro presidente não melhorar a vida do nordestino tanto quanto ele fez, ninguém vai superar isso. E o atual presidente, com esses gestos, está longe disso. Ele ignora o Nordeste.

ÉPOCA