Folhapress

“Pergunta para eles”, diz Bolsonaro sobre ficar no PSL

Todos os posts, Últimas notícias
Folhapress
Folhapress

O presidente Jair Bolsonaro foi questionado neste sábado (19) se permanecerá no PSL e respondeu: “Pergunta para eles”.

Bolsonaro fez a afirmação no momento em que deixava o Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, e se dirigia à Base Aérea de Brasília. Bolsonaro embarca neste sábado para o Japão.

A crise na relação entre Bolsonaro e o PSL se tornou pública há cerca de dez dias, quando o presidente da República pediu a um apoiador para “esquecer” o partido porque Luciano Bivar, presidente da legenda, está “queimado para caramba”.

Essa declaração resultou em uma crise que passou a envolver o Palácio do Planalto, o comando do PSL e a bancada do partido no Congresso Nacional.

Neste sábado, por exemplo, os deputados Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann, ambos do PSL de São Paulo, trocaram ofensas nas redes sociais.

Além disso, também neste sábado, o deputado Luiz Lima (RJ) informou ter sido destituído da vice-liderança do PSL na Câmara. Lima integra a ala de Bolsonaro e assinou uma lista que apoiava Eduardo Bolsonaro para a liderança do PSL no lugar do deputado Delegado Waldir (PSL-G0), que integra o grupo de Bivar.

Áudios

Nesta semana, em meio à crise no PSL, surgiu um áudio que revelava uma articulação de Bolsonaro para tirar o deputado Delegado Waldir da liderança do partido. O próprio parlamentar chegou a afirmar que o presidente da República havia pressionado deputados a tirá-lo para colocar Eduardo Bolsonaro no lugar.

Um dia depois, surgiu um outro áudio, no qual Delegado Waldir afirmava que iria “implodir” Bolsonaro. Depois, o deputado chegou a recuar, mas, em seguida, afirmou que era “vagabundagem” do presidente da República tentar tirá-lo da liderança.

Relação de Bolsonaro e Bivar

No último dia 16, a colunista do G1 Andréia Sadi informou que Bivar tem dito a aliados que a relação entre ele e Bolsonaro “não tem volta”.

No mesmo dia, à noite, Bolsonaro foi questionado sobre o assunto e afirmou que “nunca” teve relação com o presidente do PSL. Em seguida, disse ter feito uma “piada”.

Bivar, por sua vez, divulgou um texto afirmando, sem citar nomes, que “interesses pessoais” têm criado “fatos artificiais”.

De G1