AP Photo / Marco Bello

Apoiadores de Evo serão perseguidos por ‘subversão’

Todos os posts, Últimas notícias
AP Photo / Marco Bello
AP Photo / Marco Bello

O governo interino da Bolívia anunciou a criação de um “instrumento especial” que se encarregará de prender os legisladores vinculados ao Movimento ao Socialismo (MAS), o partido de Evo Morales, “que cometam atos subversivos e sedição”.

O ministro interino do Interior, Arturo Murillo, afirmou que as prisões vão ser iniciadas nesta segunda-feira (18). “A partir de segunda-feira vou ordenar, e já tenho listas que estão sendo passadas por líderes de várias zonas, vão começar a detê-los com ordens fiscais”, declarou.

“Há senadores e senadoras, deputados e deputados, nem todos, alguns deles, alguns deles, que vou começar a publicar seus nomes, que estão fazendo subversão”, assegurou o ministro interino do Interior, Arturo Murillo.

Ele também afirmou que tanto “os líderes como os próprios cidadãos” repassam informações sobre as pessoas que “estariam cometendo rebelião contra o atual governo interino”.

O presidente deposto Evo Morales reagiu no Twitter:

“No lugar da pacificação, ordenam a difamação e a repressão contra os irmãos do campo que denunciam o golpe de Estado. Depois de massacrar 24 indígenas, estão agora preparando um Estado de Sítio. Seria a confirmação de que, ao pedir democracia, instalaram uma ditadura”

Indo atrás de ‘traidores’

Já na semana passada, quando assumiu interinamente o Ministério do Governo, Murillo afirmou que o novo Executivo do país sul-americano irá “à caça” de Juan Ramón Quintana, ministro da Presidência durante a Administração Socialista, e Raúl García Linera, irmão do ex-presidente Álvaro García Linera, exilado no México.

“Que comecem a correr, vamos apanhá-los. Não vamos permitir que ninguém mais continue fazendo sedição no país”, declarou minutos depois de tomar posse.

Murillo acredita que Quintana e García Linera foram supostamente responsáveis pelos tumultos que ocorreram no domingo (17) após a renúncia de Morales, que deixou o cargo após o pedido público de renúncia feito pelas Forças Armadas e pela Polícia.

Um decreto controverso

Na sexta-feira (15), foi publicado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) um decreto assinado pelo governo interino.

O texto autoriza os militares a usar “todos os meios disponíveis” para controlar as manifestações e isenta de “responsabilidade criminal o pessoal das Forças Armadas bolivianas que participam de operações para restaurar e estabilizar a ordem interna”. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) denunciou no sábado (16) a emissão do mesmo como um “decreto grave”.

De acordo com estimativas da CIDH, um total de 23 pessoas foram assassinadas e 715 feridas desde 20 de outubro, dia das eleições na Bolívia, 20 delas desde a renúncia de Morales.

SPUTINIKNEWS