reprodução

Bolsonaristas perseguem governador de SC

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução
reprodução

Decidido a permanecer no PSL mesmo com a saída do presidente Jair Bolsonaro , o governador de Santa Catarina, Comandante Moisés , vem travando desde o início de seu mandato uma batalha com setores da sigla no estado. Parlamentares o acusam de ter usado as pautas bolsonaristas para se eleger e, após tomar posse, fazer uma gestão mais ao próxima ao centro político.

Assim como o presidente da República viu a bancada federal do PSL rachar, Moisés enfrenta oposição de seus próprios correligionários na Assembleia Legislativa de Santa Catarina ( Alesc ).

A bancada estadual do PSL deverá ser fortemente reduzida quando Bolsonaro oficializar a criação de seu partido, a Aliança pelo Brasil . A expectativa é que quatro dos seis deputados estaduais do partido em Santa Catarina sigam o presidente. A maioria dos deputados federais catarinenses do PSL tem a mesma intenção.

Na quarta, a vice-governadora Daniela Cristina Reinehr divulgou uma nota manifestando seu interesse em migrar para a Aliança pelo Brasil, em um movimento dissociado do governador. “Viemos até aqui com o presidente e assim permanecerei”, afirma.

Pedidos de expulsão

Assim como Bolsonaro, Moisés tem origem militar. Fez carreira no Corpo de Bombeiros e ingressou na política no ano passado, às vésperas da eleição. O PSL foi o seu primeiro partido. Santa Catarina é o estado em que o Bolsonaro teve o seu melhor desempenho no primeiro turno, com 66% dos votos válidos.

Atitudes do governador, como receber parlamentares do PT e representantes do MST na sede do governo, desagradaram a parte dos deputados estaduais do PSL. Moisés também não se mostrou disposto a levar adiante o projeto Escola Sem Partido , uma das bandeiras do bolsonarismo em 2018. E sofreu ataques por ter retirado a isenção de ICMS de agrotóxicos para beneficiar produtos orgânicos.

No fim de outubro, a deputada estadual Ana Campagnolo, integrante da bancada do PSL e crítica ao governador, o acusou em pronunciamento na Alesc de ter sido eleito “por se dizer alinhado com Bolsonaro”, mas ter se afastado dessas ideias.

OGLOBO