EQUIPE DE TRANSIÇÃO/RAFAEL CARVALHO

Bolsonaro prepara repressão violenta a protestos

Todos os posts, Últimas notícias
EQUIPE DE TRANSIÇÃO/RAFAEL CARVALHO
EQUIPE DE TRANSIÇÃO/RAFAEL CARVALHO

Em artigo na FSP deste domingo, o jornalista Bruno Boghossian mostra o passo a passo do Governo Bolsonaro para se preparar contra possível onda de protestos populares, como os do Chile, Equador, Colômbia.

O artigo aponta que no fim de outubro, Bolsonaro disse que havia conversado com o ministro da Defesa sobre a possibilidade de convocar as Forças Armadas caso enfrentasse o mesmo problema aqui . “A gente se prepara para usar o artigo 142, que é pela manutenção da lei e da ordem”, afirmou o presidente.

Menos de um mês depois, o governo enviou ao Congresso um projeto de lei, elaborado pelo Ministério da Defesa, que pode isentar militares de punições em ações desse tipo. Em outras palavras, está liberando a matança e pelo jeito, será bem pior do que o Chile.

O jornalista mostra que esses fatos evidenciam que o governo está propenso a tratar medidas que deveriam ser excepcionais como atos corriqueiros.  A alegação é de legítima defesa, e assim autoriza a punição apenas em caso de comprovação de excessos.

REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA FSP