Falta de credibilidade do governo melou leilão do pré-sal

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Felipe Dana/Agência Petrobras

Executivos das maiores empresas do setor do mundo estiveram em Brasília e informaram que iriam embora antes do leilão. O gesto foi lido como o prenúncio de fiasco. Nenhuma das petroleiras globais veio acompanhar as ofertas.

Neoliberais dizem que o governo “vendeu mal” o leilão, errou na organização e os valores a serem desembolsados por investidores ficaram muito altos. Esse é um argumento oficialista e falho. As reservas em oferta somavam 2 trilhões de reais e seriam entregues por 100 bi

O regime de partilha, em que as empresas dividem com o Brasil os lucros do pré-sal, também foi apontado como responsável pelo péssimo resultado do megaleilão por esse regime ter sido criado no governo do PT. Neoliberais querem prejuízo para o país.

O presidente da ANP (Agência Nacional do Petróleo) bolsonarista, Décio Oddone, enviou mensagens pelo WhatsApp dizendo que o valor arrecadado ( de R$ 70 bilhões) seria “muito maior” que a média paga nos leilões desde a abertura do setor de petróleo, em 1999

Especialistas isentos dizem que é balela. A expectativa não era de o negócio ser “na média” devido ao tamanho gigantesco das reservas, na casa dos trilhões. Foi um rotundo fracasso e a causa é uma só: ninguém sabe o que vai acontecer no Brasil com um louco no poder.

Quem vai jogar dezenas de bilhões aqui sem saber que bomba explodirá em um país dirigido por um louco, irresponsável, violento e, pior, suspeito de ser corrupto?

Redação com Folha