Bárbara Lopes / O Globo

Martinho da Vila responde a presidente da ‘Palmares’

Todos os posts, Últimas notícias
Bárbara Lopes / O Globo
Bárbara Lopes / O Globo

Chamado pelo novo presidente da Fundação Palmares , Sérgio Nascimento de Camargo, de um “vagabundo” que “deveria ser mandado para o Congo”, Martinho da Vila reagiu com indignação e citando Noel Rosa: “Quem é você que não sabe o que diz?”. Em entrevista por telefone, o sambista de 81 anos, um dos maiores nomes da música brasileira, fala sobre a escolha do governo, os ataques pessoais feitos a ele e o movimento negro no país.

O que achou da nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo, que nega a existência de racismo e defende o fim do movimento negro, para a Fundação Palmares, órgão responsável pela promoção da cultura afro-brasileira?

Ele é um ignorante, sequer sabe que a Fundação Palmares é uma conquista do movimento negro no governo Sarney. Ele só conseguiu essa nomeação por causa do movimento negro. Se ele não fosse uma pessoa desprezível, cantaria para ele o samba do Noel: “Quem é você que não sabe o que diz/ Meu Deus do céu que palpite infeliz”.

O que significa essa escolha por parte do governo?

Acho coerente com este governo, que pensa exatamente igual a tudo que o escolhido disse por aí.

Ele, inclusive, te atacou pessoalmente, ao te chamar de “vagabundo” e dizer que você tinha que voltar para o Congo… Pensa em entrar na Justiça?

Não porque ele é desprezível, maluco, imbecil, e eu estaria dando muita atenção. Se ele tivesse uma opinião balizada, fosse respeitável, eu poderia até tomar uma atitude, mas deixa para lá. Ele tem tão pouca cultura que nem sabe que existe mais de um Congo na África! Quer me mandar para o Congo? Qual deles? Todo mundo sabe que eu sou trabalhador. Vagabundinho vai lançar livro “A matriarca Tersa de Jesus”, sobre a minha mãe, pela eitora Malé, em maio. Cheguei hoje (quinta) de um show no STF em Brasília e amanhã (sexta) vou para o Uruguai fazer um show em Rivera. Mas prefiro ignorá-lo.

Como enxerga o racismo de negro contra negro?

Tem bastante, e é triste. O racismo é uma doença, e esse rapaz está em estado terminal.

OGLOBO