reprodução

“Não colocaria filho em universidade pública”, diz Hang

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução
reprodução

O dono da rede de lojas Havan, Luciano Hang, teceu uma série de críticas às universidades federais do país, o que tem gerado revolta nos acadêmicos. O empresário disse que quanto mais as pessoas estudam nessas instituições, mais se tornam idiotas. “[As universidades públicas] formam zumbis”.

“Eu, Luciano, não colocaria meu filho em uma universidade pública por que você educa seu filho e ele volta um comunista, não quer trabalhar e quer atrapalhar quem faz”, disse, arrancando aplausos da plateia. O empresário é adepto do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Na ocasião, Hang participava da inauguração da loja 134 da Havan, em Santa Maria (RS), no último sábado (09/11/2019). O empresário falava aos funcionários da nova loja que, segundo ele, vai gerar 200 empregos diretos.

“As pessoas que vão às universidades federais são doutrinadas para serem zumbis, para trabalharem dentro do governo e atrapalharem a iniciativa privada, para ser contra o empreendedor, para ser contra quem gera riqueza nesse país”, discursou.

Durante a fala, o empresário não nominou especificamente quais universidades públicas “formam zumbis”. Contudo rasgou elogios à faculdade Antonio Meneghetti, em Restinga Sêca (RS), município vizinho de Santa Maria.

Na cidade em que o empresário estava, existe a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A faculdade está entre as 15 melhores do país. O Metrópoles procurou a assessoria de Luciano Hang, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Respostas
O reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, afirmou que “desejos, ódios, intolerância e agressividade agora ganham respaldo de lideranças que não estão medindo as consequências das suas atitudes beligerantes e de confronto”.

“Estão surfando numa onda de poder pelo poder, que vai quebrar, e estão levando uma parcela de pessoas a uma zona de risco”, reiterou. Paulo Afonso reafirmou que a faculdade está entre as 15 melhores do país e entre as 50 da América Latina.