Senado avalia estragos nas praias do Nordeste

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Simone Santos/ Projeto Praia Limpa

Fabiano Contarato, que preside comissão do Senado sobre vazamento do óleo no mar, instalada ontem no Senado, viaja com colegas senadores para o Nordeste – onde serão recebidos pelos governadores Paulo Câmara, em Pernambuco, e Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte. Visitarão as praias de Itapuama (PE), na sexta, e de Pipa (RN), no sábado.

A comissão pode coletar provas técnicas que embasem, por exemplo, uma futura ação penal no Ministério Público. À coluna, Contarato disse que o governo federal “foi omisso” e deixou “mais perguntas que respostas”. E adiantou que já foi aprovado requerimento para ouvir o ministro Ricardo Salles.

Fábio Feldman está entre os cinco agraciados que receberão hoje, em Brasília, o Grande Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União – e fará o agradecimento em nome de todos, incluindo João Gilberto, in memoriam.

No discurso, ao que se apurou, o ambientalista incluirá uma cobrança ao governo pela demora em reconhecer a gravidade do vazamento de óleo nas praias do Nordeste. E deixará uma pergunta: se apenas um navio pode causar tamanho estrago, a Petrobrás está preparada para enfrentar à altura eventuais “vazamentos” na prospecção das áreas do pré-sal?

Estadão