Trump cumprimenta Fernández: “Grande vitória”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou, nesta sexta-feira (1º de novembro), para o presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, para parabenizá-lo pela vitória do último domingo (27) nas eleições presidenciais.
“Parabéns pela grande vitória. Vimos pela televisão. Você vai fazer um trabalho fantástico. Espero conhece-lo imediatamente. Sua vitória tem sido comentada em todo o mundo”, disse Trump a Fernández, segundo nota de imprensa distribuída pela assessoria da Frente de Todos, a coligação pela qual o argentino foi eleito.
Durante a conversa com Fernández, Trump afirmou ter instruído a sua equipe no Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar a Argentina. “Instruí o FMI para trabalhar com você. Não hesite em me telefonar”, se dispôs o presidente americano.
Alberto Fernández disse a ele que tem a intenção de manter uma “relação madura e cordial sobre muitos temas comuns, no marco de uma situação complexa na qual a Argentina necessita ajuda”. Para finalizar, Fernández completou: “Temos que fazer coisas juntos”.
A sinalização de Trump é um alívio para a Argentina, que precisa do apoio dos EUA para renegociar o acordo stand by com FMI e obter a liberação de uma parcela do crédito, que está travada desde setembro, no valor US$ 5,4 bilhões.
O telefonema de Trump ocorreu no mesmo dia em que o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, afirmou que não comparecerá à posse de Fernández e em uma semana de ataques e críticas de representantes do governo brasileiro ao presidente eleito argentino.