Após levar o toco de Trump, Bolsonaro bajula Johnson
Foto: Sérgio Lima/Poder360
O presidente Jair Bolsonaro deu parabéns a Boris Johnson pela vitória nas eleições britânicas. No Twitter, o presidente disse na manhã desta 6ª feira (13.dez.2019) estar disposto a trabalhar no fortalecimento de relações e na construção de uma “parceria cada vez mais sólida e benéfica” para as duas nações.
O partido do primeiro-ministro britânico foi conquistou a maioria absoluta dos assentos no Parlamento, com 365 assentos, 39 a mais do que o necessário para assegurar maioria.
“Brasil e Reino Unido compartilham o apreço à auto-determinação e à soberania”, escreveu Bolsonaro na rede social. “Estamos dispostos a trabalhar no fortalecimento de nossas relações e na construção de uma parceria cada vez mais sólida e benéfica para nossos povos.”
A vitória do Partido Conservador de Boris Johnson permitirá ao premiê o número de parlamentares necessários para conduzir o Brexit, em 31 de janeiro.
Enquanto os conservadores obtiveram 365 assentos da Câmara, o Partido Trabalhista elegeu 203 parlamentares; o Partido Nacional Escocês, 48; os Liberais Democratas, 11; o Partido Unionista Democrático (DUP), 8; o partido irlandês Sinn Féin (SF), 7; o Plaid Cymru (nacionalistas galeses), 4; e os Verdes, 3.