Assessor saúda Carluxo com frase do ditador Franco
Assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Filipe Martins publicou uma mensagem no Twitter na noite de quarta-feira na qual cumprimenta o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) utilizando uma expressão do franquismo, período histórico de caráter autoritário em que a Espanha foi comandada pelo ditador Francisco Franco.
Martins havia sido felicitado pelo filho do presidente Jair Bolsonaro pelo próprio aniversário e, ao responder a mensagem, chamou Carlos de “irmão”, disse que se sente honrado em trabalhar com o vereador e finalizou o texto com a expressão espanhola “Ya hemos pasao” (“Já passamos”, em português). A frase foi cunhada por Franco e seus aliados, como uma resposta ao lema “Não passarão”, historicamente utilizado por grupos de esquerda.
“Valeu, irmão! É uma honra fazer parte deste momento e lutar ao lado de gente que está disposta a morrer pelo nosso país e a sacrificar tudo em nome do que é justo e bom. Que a escória continue se mordendo de raiva. ¡Ya hemos pasao!”, escreveu Martins.
Na publicação que deu início ao diálogo, Carlos Bolsonaro já havia feito referência ao termo “escória”:
“Parabéns por seu aniversário e pelo conteúdo que tem agregado aos que se interessam em mudar nosso país. Devastaram nossa nação e pessoas como @filgmartin resgatam o sentimento que propositalmente fizeram-nos perder. Um forte abraço e roam-se escória da sociedade!”, publicou Carlos.
Martins foi acusado na semana passada, na CPI das Fake News, pela deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), de integrar o núcleo político de uma estrutura montada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro para fazer ataques virtuais. Ele foi convocado para depor nessa mesma CPI, mas ainda não há data marcada para que isso ocorra.