Crivella aumentou gasto com propaganda em 50%
O prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), aumentou os gastos da prefeitura com propaganda em 50% em três anos, como mostra levantamento exclusivo feito pelo G1.
Em 2017, primeiro ano de gestão, o gasto foi de R$ 45,1 milhões. Até 10 de dezembro deste ano, subiu para R$ 67,7 milhões. Os dados foram levantados por meio do Portal da Transparência.
Em meio à crise na Saúde — com hospitais funcionando parcialmente e salários atrasados —, a despesa em publicidade é alvo de questionamento do Ministério Público (MP) e da Defensoria Pública.
Juntas, as instituições entraram com uma ação civil pública pedindo a criação de um gabinete de crise para gerir a rede municipal de Saúde. A Justiça indeferiu a liminar.
Na pasta, segundo estimativa dos autores do processo, a Prefeitura do Rio deixou de investir R$ 2,3 bilhões.
“Contraditoriamente, as verbas com propaganda e publicidade foram poupadas em comparação com os gastos e ações e serviços de Saúde”, escrevem procuradores e defensores.
Crise na saúde
Funcionários de hospitais e clínicas da saúde paralisaram os serviços. Eles alegam que estão 90 dias sem receber salários, além do atraso do 13º. Queixam-se ainda das condições de trabalho — como faltas de equipamentos e medicamentos.
Em contrapartida, os autores da ação civil pública dizem ainda que, em 2019, a prefeitura atingiu “o maior patamar em três anos” de publicidade.
Os níveis, dizem, são próximos ao período pré-crise. No último ano do governo de Eduardo Paes (DEM), em 2016, foram gastos R$ R$ 102,2 milhões. Em 2019, chegou a R$ 67,7 milhões.
“Tal aumento é evidente, notório pela veiculação massiva de publicidade das ações do município, na web e televisão, com o slogan ‘Prefeitura do Rio – fazendo a coisa certa'”, diz o texto.
O que daria para pagar com esse dinheiro?
Entre as ações propagadas, está a do fim do pedágio da Linha Amarela. Os procuradores ressaltam, no entanto, que, com uma possível decisão judicial contrária à prefeitura, o prejuízo do contribuinte pode ser ainda maior.
“Terá servido apenas para onerar ainda mais o combalido Erário com mais uma despesa, conduta incompatível com quem diuturnamente alega queda nas receitas”.
Em 2019, o valor que a Prefeitura do Rio pagou em propaganda foi maior do que no Cegonha Carioca, por exemplo — o programa acompanha gestantes desde o pré-natal até o parto.
Os R$ 67,7 milhões serviriam ainda para pagar, duas vezes, o valor empregado na renovação tecnológica de hospitais e na vigilância em saúde/atenção primária nos bairros.
O que diz a Prefeitura do Rio
O G1 enviou questionamentos à Prefeitura do Rio às 19h55 desta quarta-feira (11).
A assessoria retornou dizendo que responderia ao longo de quinta-feira (12), mas até a publicação desta reportagem a resposta não havia sido encaminhada.
O que diz Eduardo Paes
Por telefone, o ex-prefeito Eduardo Paes minimizou os gastos em seu governo.
“Eu deixei de pagar alguém, botei funcionário sem trabalhar? O problema é quando você gasta em publicidade quando você não tem essencial. Governos se comunicam, não tem problema nenhum”, pontuou.
“Mas a primeira coisa que você tem que cortar é o supérfluo. Entre anúncio e medicamento, cortamos o anúncio. Nunca deixei de pagar a funcionários”, afirmou.