Skip to content
  • Home
  • TODOS OS POSTS
  • Editorias
    • Análise
    • Crônica
    • Reportagem
    • Denúncia
    • Aviso
    • Ativismo político
    • Entrevista
    • Manifesto
    • Opinião do blog
    • Últimas Notícias
  • Assinatura
  • Tv Cidadania
  • FALE COM O BLOG

Zé Dirceu prevê convulsão social no Brasil

3 de dezembro de 2019 eduguim Todos os posts, Últimas notícias

Foto: AFP

Os fatos recentes no Equador, no Peru, no Chile, na Bolívia e na Colômbia nos remetem de novo ao militarismo, e as fotos não mentem: as forças armadas desses países, com exceção da Colômbia, voltaram ou reafirmaram seu papel de tutela sobre o sistema político, com o agravante de mantenedoras da ordem social e econômica mesmo às custas da democracia, apesar de as Constituições proibirem expressamente qualquer papel político para aqueles aos quais a nação entregou sua defesa em armas.

Em todas as fotos atrás do presidente, seja ele Lenin Moreno, o traidor; Vizcarra que dissolveu o parlamento – de acordo com a Constituição, mas alegou ter o apoio dos “mandos” militares; ou Piñera, estavam os três comandantes das três armas. Na Bolívia (foto em destaque), os militares e a polícia simplesmente exigiram a renúncia do presidente. A exceção por enquanto vem da Colômbia, onde um governo de direita é repudiado em manifestações pela maioria da população, e perdeu a eleição na capital, Bogotá.

Há meses, pesquisas indicavam a derrocada e a reprovação dos governos de direita nesses países e em outros, como a Argentina, onde os peronistas venceram as eleições.

Entre as causas do fracasso desses governos, estão o pouco ou quase nenhum compromisso com a democracia, não apenas dos militares em questão, mas das elites desses países. Os planos econômicos de ajuste fiscal e corte de gastos, privatizações e aberturas comercial e financeira, mesmo quando permitem o crescimento, aumentam a pobreza, a miséria e a queda da renda, além do nível de vida da maioria das populações – inclusive das classes médias. Grosso modo, os países crescem e a desigualdade enriquece as elites e empobrece o povo trabalhador.

O que não esperavam, por não conhecerem a nossa história, de nossos países, era a revolta popular, que nem a mais brutal e covarde repressão, como no Chile, deteve. Daí a recusa ou a impossibilidade de os governos de Lenin Moreno e [Ivan] Duque de apelarem pura e simplesmente para a repressão.

Basta passar a vista pelo mundo para ver que entramos num novo período de lutas: Catalunha, Beirute, Túnis, Bagdá e Londres estão aí para nos alertar e estimular a luta.

O grave em nosso país é que a nossa elite, que deu apoio ou compactuou com o golpe, a condenação e a prisão de Lula, fechou os olhos para as ilegalidades de Moro, e Dallagnol agora se opõe à agenda de extrema-direita de Bolsonaro, mas apoia suas “reformas” liberais de desmonte do Estado Nacional e das conquistas sociais e políticas da Constituição de 1988.

Mais grave é o papel exercido pelos militares, que não escondem seu apoio a dois eixos principais da política de Bolsonaro: o alinhamento total à hegemonia e à política externa norte-americana, e a radical política liberal e de mercado de Guedes. Chegaram ao ponto de em entrevistas ou no Twitter mandarem recados aos poderes constituídos, Legislativo e Judiciário, para endossar por vias indiretas – ou abertamente, como fez o superministro – a tutela militar ou senão simplesmente a ditadura via um novo AI 5.

Bolsonaro aos poucos propõe mudanças legais, que, na prática, legalizariam uma ditadura, como o uso sem embasamento constitucional das chamadas GLO [operações de Garantia da Lei e da Ordem] e a exclusão de ilicitude.

Ao ameaçar o país com um novo AI-5, o governo revela seu medo de uma revolta popular e expõe sua face autoritária e antidemocrática.

A oposição liberal vacila e, comprometida com a pauta neoliberal, busca desesperadamente uma saída sem Bolsonaro, cala-se frente à tutela militar, mas seu verdadeiro temor é Lula, o PT e a oposição de esquerda. O presidente agride e repudia (começando pela Globo e pela Folha), avança em sua política autoritária, fundamentalista, religiosa e reacionária e se prepara para a reeleição.

Um espectro ronda as noites: o povo rebelado e insubmisso – e a saída militar, a ditadura.

As esquerdas e a oposição popular têm um desafio, decifrar essa esfinge.

Metrópoles

 

Tagged ai5 Bolivia bolsonaro chile defesa em armas Equador fatos recentes Forças Armadas militarismo ordem social sistema político


Navegação de Post

Bolsonaro vai à TV ameaçar o país
Zé Dirceu prevê convulsão social no Brasil
Últimas Notícias
  • PCC apoiou eleição deTarcísio

     26 de dezembro de 2024
  • Denúncia da PGR está pronta

     26 de dezembro de 2024
  • Como STF encurralou Bolsonaro, Trump e Musk

     25 de dezembro de 2024
  • Como Silveira planejou enganar o STF

     24 de dezembro de 2024
  • Flávio Dino disputará Presidência em 2030

     24 de dezembro de 2024
Youtube

Facebook
Facebook
Links
Altamiro Borges
Amigos do Presidente Lula
Blog do Mello
Blogueiras Negras
Blog do Sakamoto
Brasil 247
Brasil de Fato
Caros Amigos
Carta Capital
Cynara Menezes
DCM
Dilma Rousseff Facebook
Dilma Rousseff Twitter
Eduardo Guimarães Facebook
Eduardo Guimarães Twitter
Empório do Direito
Esmael de Moraes
Fundação Perseu Abramo
Jornalista Livres Facebook
Justificando
Le Monde Diplomatique
Luis Nassif
Lula Facebook
Lula Instituto
Lula site
Lula Twitter
Maria Frô
Mídia Ninja
Nocaute
O Cafezinho
Professor Hariovaldo
Rede Brasil Atual
Revista Forum
Rodrigo Vianna
Sputnik
Sul 21
The Intercept
Tijolaço
TVT
Ultrajano
Vermelho
Viomundo
Calendário
dezembro 2019
D S T Q Q S S
« nov   jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  
Categorias
  • Análise
  • Ativismo político
  • Aviso
  • charge
  • Convite
  • Crônica
  • Debate
  • denúncia
  • Destaque
  • Documentário
  • economia
  • Enquete
  • entrevista
  • Entrevista
  • Esclarecimento
  • Humor
  • livro
  • Manifesto
  • Memes que falam
  • Noticiário
  • Opinião
  • Opinião do blog
  • Reportagem
  • Resistência ao Golpe de 2016
  • Sem categoria
  • Sorteio
  • Todos os posts
  • TV Cidadania
  • Últimas notícias
Tags
apoio bolsonaristas bolsonaro brasil campanha candidato congresso coronavírus Covid-19 covid19 CPI cpi da covid crise câmara dória eleições EUA fake news flávio bolsonaro Golpe governo impeachment investigação Jair Bolsonaro lava jato lula militares moro pandemia pesquisa pf pgr prisão psdb psl pt redes sociais senado sergio moro sp STF Supremo Tribunal Federal são paulo tse vacina
CC 3.0 - O crédito ao Blog da Cidadania é obrigatório.
Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso:OkPolítica de Privacidade