Estudantes temem perder vagas nas federais por erro no Enem
Foto: VINÍCIUS SANTA ROSA/METRÓPOLES
Estudantes de todo o país estão apreensivos com a “inconsistência” em notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e temem ser prejudicados ao tentarem vaga no ensino superior. No sábado (18/01/2020), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, revelou que houve erros na contabilização dos pontos da prova.
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 vai abrir o período de inscrições nesta terça-feira (21/01/2020).
Abraham Weintraub afirmou, nesta segunda-feira (20/01/2020), que cerca de 6 mil participantes foram afetados por erros na correção da prova.
“Não basta morrer estudando o ano todo pra passar em uma faculdade e ainda tem que ficar inseguro sem saber se a nota está certa, pois o Sisu abre no dia seguinte”, relatou Maicon, em rede social.
“Teve erro na correção das provas do primeiro dia do Enem e do segundo” não basta tu morrer estudando o ano todo pra passar em uma faculdade (pq o ensino escolar é um lixo) tu ainda tem que ficar inseguro sem saber se tua nota ta certa ou não com o Sisu abrindo no dia seguinte
— Maicon TB (@Pow_MaiconTB) January 20, 2020
De acordo com Weintraub, o impacto dos erros é “baixo” e as notas serão corrigidas diretamente na plataforma até o fim desta segunda (20/01/2020).
“Sério, isso é desesperador: não saber se houve erro, ou não, e quando a nota será entregue novamente. Além disso, o Sisu batendo na nossa porta. Realmente o melhor Enem de todos os tempos”, ironizou a estudante identificada como o “Fabizinha”.
Sério isso é desesperador não saber se houve erro ou não e quando a nota será entregue novamente além disso o sisu batendo na nossa porta…. realmente o melhor enem de todos os tempos
— fabizinha feliz entrando com recurso (@usuarionaofound) January 20, 2020
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes, recebe a imprensa às 19h desta segunda para apresentar detalhes da força-tarefa.
O canal de atendimento do Inep fechou às 10h desta segunda-feira (20/01/2020).