Boato falso associa Marcelo Freixo a assassinato de Marielle

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wilton Junior/ Estadão

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ), amigo e principal aliado político da vereadora assassinada Marielle Franco, é alvo de um boato que circula no Facebook com mais de 10 mil compartilhamentos.

A publicação enganosa do blog “Curiosidades” diz que Freixo é acusado de ser coautor do assassinato da vereadora. O deputado não é denunciado ou suspeito em nenhuma linha de investigação policial. A acusação que baseia a publicação parte de um homem anônimo que faz afirmações em um vídeo sem provar nenhuma delas.

Presos desde março do ano passado, o PM reformado Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz são réus no caso.

Este boato foi checado por aparecer entre os principais conteúdos suspeitos que circulam no Facebook. O Estadão Verifica tem acesso a uma lista de postagens potencialmente falsas e a dados sobre sua viralização em razão de uma parceria com a rede social. Quando nossas verificações constatam que uma informação é enganosa, o Facebook reduz o alcance de sua circulação. Usuários da rede social e administradores de páginas recebem notificações se tiverem publicado ou compartilhado postagens marcadas como falsas. Um aviso também é enviado a quem quiser postar um conteúdo que tiver sido sinalizado como inverídico anteriormente.

Um pré-requisito para participar da parceria com o Facebook é obter certificação da International Fact Checking Network (IFCN), o que, no caso do Estadão Verifica, ocorreu em janeiro de 2019. A associação internacional de verificadores de fatos exige das entidades certificadas que assinem um código de princípios e assumam compromissos em cinco áreas: apartidarismo e imparcialidade; transparência das fontes; transparência do financiamento e organização; transparência da metodologia; e política de correções aberta e honesta. O comprometimento com essas práticas promove mais equilíbrio e precisão no trabalho.

Estadão