Brasileiros voltarão da China no sábado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: FEPESIL/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

O governo brasileiro informou que 29 brasileiros, que foram impedidos de deixar a China em razão da suspeita de infecção pelo novo coronavírus, serão trazidos para o Brasil e vão cumprir quarentena em território nacional. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, disse ontem que duas aeronaves Embraer 190 da Força Aérea Brasileira (FAB) decolam hoje, às 12h, para a cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia. A previsão é de que os aviões cheguem à Wuhan na sexta-feira e regressem ao Brasil no sábado. A quarentena será na Base Aérea de Anápolis (GO).

“Aqueles que tiverem sintomas na China não embarcam. Qualquer problema, temos condição de passar para uma área amarela, tudo com apartamentos individuais. E caso necessário, para uma área vermelha, que será uma evacuação aeromédica para o Hospital das Forças Armadas, em Brasília”, disse Azevedo e Silva.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, destacou que familiares, entre pais, filhos e cônjuges, estão incluídos entre as pessoas que serão trazidas para o Brasil. Entre elas, estão quatro cidadãos chineses, com grau de parentesco com os pacientes brasileiros, e sete crianças.

Ontem, o advogado Antonio Rodrigo Machado, que representa os brasileiros que estão em Wuhan, afirmou que os viajantes aguardavam esclarecimentos sobre a estrutura em que ficarão durante a quarentena.

“O grupo tem crianças, mães, idosos. Eles querem saber se terão alojamentos dignos. O medo é não saber a condição [do local onde serão submetidos a quarentena]”, afirmou o advogado.

Machado relatou que uma representante do governo brasileiro na China indicou aos viajantes que o voo de retorno poderá partir da China na próxima sexta-feira, o que foi confirmado ontem. Atualmente, os brasileiros estão abrigados em suas casas, com recomendação de não circularem nas ruas de Wuhan.

Ontem, eles receberam um formulário on-line do Ministério da Saúde com uma lista de 13 itens exigidos para a repatriação. O documento, divulgado pelo advogado do grupo, diz que os nacionais que quiserem embarcar não poderão apresentar sintomas da doença. Eles serão submetidos a quarentena de 18 dias no Brasil, sem direito a visitas, e terão de realizar exames obrigatórios periodicamente.

Valor Econômico