Nobel da Paz acusa governo Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Perez/Reuters

Segundo a Folha de S. Paulo, o especialista em clima William Moomaw, autor principal de cinco relatórios do IPCC (que ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2007, junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore), acredita que preservar florestas maduras é a única forma de adiar o aquecimento global a curto prazo.

Doutor em química pelo MIT e professor de política ambiental, Moomaw também fez críticas ao governo brasileiro na conferência climática da ONU, realizada em dezembro, em Madri.

“O Brasil queria receber em dobro seus créditos de carbono. Mas a natureza não sequestra o gás carbônico em dobro”, disse ele, ao comentar o fracasso da COP-25.

“A Amazônia está dentro do território brasileiro e o país tem soberania para decidir o que fazer. Mas, por causa da escala da floresta e sua influência no mundo, é também responsabilidade do Brasil manejá-la sem destruir o bem-estar dos brasileiros e do mundo”, declarou Moomaw à Folha, após o seminário.

O governo brasileiro, representado por Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, foi um dos principais bloqueadores dos acordos, junto com a Austrália.

Redação com Folha