Ex-palhaço Bozo se pronuncia em defesa de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arquivo Pessoal

Indignado ao ver uma escola de samba trazer para avenida a imagem do palhaço Bozo com a faixa presidencial, o ex-comediante e hoje pastor evangélico, Wanderley Tribeck, decidiu gravar um vídeo em defesa de Jair Bolsonaro. O filme foi compartilhado ontem pelo presidente, que até enviou uma mensagem de agradecimento à Tribeck.

Em entrevista à coluna, o ex-palhaço contou que decidiu fazer a gravação para se “defender”. Também relatou que recebeu uma mensagem de agradecimento do próprio Bolsonaro, mas que ainda não foi convidado para ir a Brasília conhecê-lo.

Por que decidiu fazer um vídeo de apoio ao presidente Jair Bolsonaro?

Tenho uma simpatia grande por ele e resolvi fazer o vídeo. Estavam chamando o presidente de palhaço para criticar, sendo que eu fui um bom palhaço, sou uma boa pessoa. Achei esquisito. Como querem denegrir o presidente como uma imagem boa como a do Bozo?

Por que o senhor só se manifestou agora, se que essa comparação é feita desde a campanha?

Faz dias, meses, que eu tenho essa vontade. Estava achando isso uma brincadeira de mau gosto, tentando denegrir o Bolsonaro com a imagem do Bozo. Decidi colocar a cara para bater e gravar o vídeo. O Carnaval, aquele negócio de colocar o palhaço na avenida (a escola de samba Acadêmicos de Vigário Geral entrou no Sambódromo do Rio com a escultura de um palhaço com terno, gravata, faixa presidencial, imitando uma arma com as mãos, gesto característico de Bolsonaro), não foi a gota d’água, foi o tsunami.

O senhor sentiu que estava sendo prejudicado?

Claro, então me senti na obrigação de me defender, mas quero deixar uma coisa clara. Sou pastor evangélico, mas amo os católicos, espíritas, macumbeiros, bêbados, prostitutas, homossexual, amo todo mundo. Não tenho preconceito com ninguém. Gosto do presidente Bolsonaro justamente por isso, porque ele é pessoa boa e querem empurrar que ele é ruim.

Como o seu vídeo chegou ao presidente?

Ele deve ter pego na minha rede social. Depois, o presidente mandou uma mensagem pra o meu celular agradecendo o vídeo. É um cara muito educado. Acho que meu filho tem contato com o filho dele, o (deputado federal) Eduardo, e passou o número.

Como foi a repercussão do vídeo?

As pessoas que hoje tem 40, 45 anos, que eram fãs do Bozo, entupiram a minha página, estou com quase um milhão de comentários depois desse vídeo. Eu era um tatu que estava na minha toca e não saía. Eu estou muito alegre. Não imaginava que era tão querido.

O senhor foi criticado?

Claro que não consegui acompanhar tudo, mas ainda não vi nenhuma crítica a mim. Inclusive porque eu amo as pessoas do PT, amo as pessoas de todos os lados, não quero denegrir um lado para ajudar o outro. Meu interesse é só que as pessoas sejam do bem.

O senhor foi convidado para encontrar o presidente?

Não, não. Quero deixar claro que não fiz isso pra me promover, com a intenção de me encontrar o presidente, de dar entrevista, porque não tenho interesse em ser famoso, já foi a minha época. Hoje eu trabalho para Jesus e a fama é para Jesus, ele é meu ídolo. Bolsonaro é meu amigo.

Mas o senhor gostaria de conhecer o presidente?

Eu teria o maior prazer. Quero multiplicar minhas amizades.

O senhor votou no Bolsonaro?

Votei, trabalhei para ele na eleição e, se ele se candidatar de novo, vou apoiá-lo porque conheço muito bem as intenções dele e da sua esposa (a primeira-dama Michelle Bolsonaro), que também é evangélica.

Trabalhou como?

Trabalhei para ele na campanha pedindo votos nas casas, nas cidades, nas igrejas onde eu passava. E o meu prazer é grande porque ajudei de graça.

O presidente já foi criticado por falas preconceituosas. Avalia que ele deveria mudar?

Não, não. A pessoa tem que ser o que é. Ele não ofende ninguém. As pessoas que deturpam tudo que ele fala, inventam coisa, mentem. É muito mimimi sobre Bolsonaro. Quando temos razão, Deus é nosso advogado e quando não temos, o Diabo passa a ser nosso advogado e Deus o juiz. Por que Bolsonaro está por cima? Porque colocou Deus acima de todos, e aquele que usa o nome de Deus para o bem ninguém derruba.

O senhor não vê nenhuma característica autoritária em Bolsonaro?

Não vejo nada disso. Criticar qualquer um pode, não vejo nada de mau por parte do presidente, o povo está a favor dele. Quem sou eu para condenar o presidente por convidar as pessoas (para ir às manifestações)? Ele está se defendendo. A mídia não cai de pau em cima dele. Ele está se defendendo, está com o povo. Se ele tiver errado vai pagar na frente. Neste momento ele não está criticando o Supremo Tribunal Federal e o Congresso. Ele está trazendo o povo para o lado dele só, como eu faço na igreja.

O senhor disse no vídeo que esquerdistas elogiam o Bolsonaro ao compará-lo com o senhor.

Eu não falei mal de ninguém. É que a esquerda está fazendo essa comparação. Meu irmão mais velho é petista e eu brinco com ele. Se todo mundo levasse isso na brincadeira era melhor.

Se o senhor se encontrasse o presidente, o que falaria?

Daria um beijo nele e dava os parabéns por tudo que esta fazendo nesse país, defendendo a família, as igrejas, o cristianismo, falando de versículos da bíblia, fazendo o bem pra nação.

O senhor disse que ama as pessoas do PT. Aceitaria um convite para conhecer o Lula?

Não iria, porque não tenho o que conversar com eles. Eu amo eles (os petistas), respeito, mas sou contra o aborto, essas coisas que eles são a favor. A palavra de Deus diz que a gente não deve ir a lugares onde Jesus não está. De repente vou lá e a intenção deles é me denegrir. Agora, se for com Bolsonaro, a intenção dele é me abençoar. Tenho certeza que, se for no Bolsonaro, a gente vai orar juntos.

O senhor conhece pastores ligados ao presidente?

Conheço muitos pastores que estão do lado dele, orando por ele. São pessoas boas. O Silas Malafaia é um dos meus professores, um excelente homem de Deus. Amo o (deputado federal) Marco Feliciano.

O senhor avalia que essa defesa do governo do porte e posse de armas vai contra o que as religiões pregam?

Eu não comento. Coisa que dá controvérsia não gosto, a dúvida não é de Deus, eu gosto da certeza. Se eu for falar, as pessoas não vão entender que lá atrás, na passagem bíblica sobre o Êxodo, Deus deu o direito de as pessoas se armarem para se defenderem, porque hoje não? Mas quem é contra é contra e que Deus abençoe.

O Globo