FUP quer suspensão da greve de petroleiros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: FUP/

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e as direções de centrais sindicais aprovaram em reunião na noite de quarta-feira 19 o indicativo para a suspensão da greve na Petrobras. A decisão busca cumprir a exigência para a abertura de negociações com a empresa. As conversas serão mediadas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o primeiro encontro está marcado para sexta-feira 21, em Brasília.

Assembleias serão realizadas até as 15h desta quinta-feira, 20, nas bases sindicais para referendar a decisão da FUP e confirmar a suspensão da greve.

Em nota, a federação elogiou os grevistas e afirmou que a mobilização “garantiu” a suspensão das demissões em uma subsidiária da Petrobras no Paraná – determinada na terça-feira pela Justiça – e a abertura das negociações. “Conseguimos um canal de negociação que só foi possível por conta da força da greve”, diz Deyvid Bacelar, diretor da FUP.

O comunicado da federação diz ainda que “o momento é de acumular forças para buscar o atendimento da pauta de reivindicações”. A FUP frisa que a interrupção da greve é “provisória” e que a paralisação será retomada caso não haja avanço nas conversas.

A categoria protesta contra demissões, contra a privatização de ativos da Petrobras e contra a política de preços dos combustíveis da estatal. Os trabalhadores também afirmam que a companhia descumpre acordo coletivo de trabalho. De acordo com a estatal, todos os compromissos assumidos na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho 2019-2020 vêm sendo cumpridos por parte da empresa.

ATUALIZAÇÃO: A primeira versão desta matéria dizia que a greve já havia sido suspensa, mas a decisão da FUP ainda precisa ser aprovada nas assembleias. A informação foi corrigida.

Veja