OMS envia equipe para investigar coronavírus na China

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Denis Balibouse/Reuters

Uma equipe avançada com especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou à China nesta segunda-feira para ajudar nas investigações sobre o surto de coronavírus, disse o chefe da instituição, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Tedros, que se encontrou com o presidente chinês Xi Jinping em Pequim no mês passado, voltou à Europa com um acordo sobre o envio de uma missão internacional. Demorou quase duas semanas para obter a autorização do governo chinês sobre a equipe, liderada pelo especialista em emergência Bruce Aylward, médico canadense.

— Bruce e seus colegas trabalharão com os profissionais chineses para garantir que tenhamos uma equipe experiente para responder às perguntas certas — disse Tedros em entrevista coletiva.

— Esperamos que o restante da equipe se junte a eles o mais rápido possível. A equipe pode variar entre 10 e 15 — disse ele, sem dar detalhes sobre suas identidades.

Até o momento, há 40.235 casos confirmados e 909 mortes na China, além de 319 infecções em outros 24 países, incluindo uma morte, disse ele.

Tedros expressou preocupação com os incidentes, relatados pelas autoridades europeias no fim de semana, que indicam a transmissão direta do vírus por pessoas sem histórico de viagens à China.

— Nos últimos dias, temos visto alguns casos preocupantes de transmissão subsequente de pessoas sem histórico de viagens à China, como os casos relatados ontem (domingo) na França e no Reino Unido hoje (segunda-feira) — afirmou.

— A detecção desse pequeno número de casos pode ser a faísca que se transforma em um incêndio descontrolado. Mas, por enquanto, é apenas uma faísca. Nosso objetivo ainda é a contenção.

Tedros instou os países a tomar medidas de saúde pública para ajudar a “evitar um incêndio descontrolado” e acrescentou:

— Esta é uma mensagem para todos. Este é um inimigo comum que só podemos vencer se o fizermos em uníssono.

O Globo