Papa diz estar feliz por ver Lula livre

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Lula foi recebido hoje pelo Papa Francisco, durante uma audiência de cerca de uma hora, que não constou da agenda do pontífice.

Segundo duas pessoas presentes ao encontro, ocorrido na casa de hóspedes Santa Marta, no Vaticano, Francisco disse a Lula que está feliz de vê-lo solto. Lula agradeceu ao religioso pelas orações feitas por ele durante sua prisão.

Os dois ainda não se conheciam, e conversaram sobre desigualdade, o combate à pobreza e sobre lawfare — o uso de instrumentos jurídicos para perseguição política, de que Lula afirma ter sido vítima no Brasil. O Papa não expressou concordância nem discordância com a explanação de Lula sobre a Lava Jato e a suposta perseguição ao ex-presidente.

O Papa aceitou receber Lula após pedido do novo presidente da Argentina, Alberto Fernández, feito há duas semanas em um encontro pessoal no Vaticano.

Lula foi autorizado pela Justiça de Brasília a deixar o país, e estava acompanhado de dois de seus advogados, de um assessor de imprensa, de seu fotógrafo, Ricardo Stuckert, e do ex-chanceler Celso Amorim.

Na noite desta quinta-feira, Lula participaria de um evento na Confederação Geral dos Trabalhadores Italianos. Seu retorno está marcado para sábado.

Época