Prefeitura suspende exposição que traz Virgem Maria trans

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

A exposição “Todxs xs santxs – renomeado – #eunãosoudespesa”, que estava em cartaz no Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, no Centro do Rio, foi suspensa pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) nesta sexta-feira (28). A decisão veio após o deputado estadual Márcio Gualberto e a deputada federal Chris Tonietto, ambos do PSL do Rio, registrarem uma notícia-crime denunciando a exposição na última quinta-feira.

A ação dos parlamentares foi registrada na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e teve como alvo o artista plástico Órion Lalli, autor da exposição.

Por nota, a SMC afirma que manterá a suspensão enquanto a queixa estiver em tramitação e respeitará o processo legal, aguardando a decisão judicial. Diz ainda que “reafirma seu compromisso com o respeito constitucional à liberdade religiosa e a todas as crenças” e que “nossos equipamentos abrigam manifestações culturais de todas as linguagens e estilos, sendo um dos nossos pilares o respeito à liberdade artística”.

A polêmica foi causada em razão de uma das peças expostas na mostra LAVRA 2020 trazer uma imagem da Virgem Maria com um seio nu e um órgão masculino, e a inscrição “Deus acima de tudo, gozando acima de todos”. Para os parlamentares, a exposição representa vilipêndio ao sentimento religioso, crime expresso no artigo 208 do Código Penal.

O deputado Márcio Gualberto afirma que, além da Polícia Civil, o Ministério Público do Rio (MPRJ) também foi notificado. Nas redes sociais, ele classificou a suspensão como uma “vitória do bom senso” e que a referida obra é “blasfema, desrespeitosa, ofensiva contra o cristianismo e a fé católica”.

No último domingo, o secretário municipal de Cultura do Rio, Adolpho Konder, publicou um vídeo nas redes sociais afirmando não “admitir nada que promova intolerância e ofensa ao sentimento religioso de qualquer credo”.

O Globo