Alesp aprova reforma da previdência em meio ao caos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Suzana Correa

Com 59 votos favoráveis e 32 contra, a PEC 18 da reforma da previdência de São Paulo foi aprovada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa (Alesp) do estado.

Após confrontos intensos entre a tropa de choque e servidores que manifestavam contra a reforma, ela foi aprovada com dois votos acima dos 57 necessários.

A confusão que começou nos corredores internos da Alesp, com aglomeração de servidores em frente ao plenário Juscelino Kubitscheck, se espalhou pela área externa da assembleia onde policiais atiraram bombas de gás lacrimogêneo, de efeito moral e spray de pimenta para dispersar os manifestantes.

A sessão chegou a ser paralisada, mas foi retomada a portas fechadas, ainda durante a confusão.

Representantes da oposição e de categorias de servidores públicos, como professores e agentes penitenciários, reuniram-se desde as 6h na Assembleia. Mais de 40 ônibus chegaram ao local para o ato de protesto contra a reforma.

Inicialmente esperava-se que a votação acontecesse à noite, como no primeiro turno, em 18 de fevereiro.O presidente da Alesp, Cauê Macris, no entanto, marcou a sessão extraordinária para as 9h15m desta terça. Na avaliação de Flávia Bischain, diretora da Apeosp, sindicato dos professores do estado de São Paulo, a intenção eraa justamente desmobilizar o ato dos servidores, o que não aconteceu.

O Globo