Aviões da FAB irão resgatar brasileiros no exterior

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

O governo já se movimenta para enviar aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar cidadãos brasileiros no exterior, que estão impedidos de voltar para o Brasil em razão do fechamento das fronteiras para combater o coronavírus. Segundo fontes envolvidas no assunto, o primeiro destino, ainda sem data, é Cusco, no Peru, onde há quase 200 pessoas nessa situação.

Existem cerca de 6 mil brasileiros impedidos de retornar ao Brasil espalhados em todo o mundo. Estão em situação mais crítica cidadãos em Portugal, Peru, México e Equador, que tentam voltar para casa há mais de uma semana, quando as medidas adotadas pelos governos começaram a vigorar.

Desde então, o Itamaraty vem tentando negociar com as companhias aéreas a abertura de voos para trazer de volta os brasileiros. Os resultados, porém, estão aquém do esperado. Há casos, como o da pernambucana Bárbara Silva, que precisou comprar outra passagem de volta para o dia 28, por cerca de R$ 4 mil, mas não tem garantia se vai conseguir embarcar.

O Itamaraty pediu R$ 12 milhões ao Ministério da Economia, para fretar aviões que possam fazer o resgate. Mais cedo, a expectativa era que a liberação fosse anunciada ainda nesta segunda-feira, o que não aconteceu. Outra saída seria recorrer à FAB, caminho mais provável.

Nos últimos dias, pelo menos 2 mil brasileiros conseguiram embarcar em voos de carreira, mas o número ainda é pequeno, diante da quantidade de pessoas que aguardam uma solução. Muitas delas estão sem dinheiro para comer ou lugar para se hospedar.

– Estamos presos aqui há mais de uma semana, com o fechamento das fronteiras. Já preenchemos vários formulários e o que temos são desinformações e desencontros. Meu filho está sofrendo com a altitude, pois tem retração de tímpano. Aqui há pessoas sem dinheiro, dormindo de favor na casa de pessoas generosas, sem terem o que comer. Há pessoas com doenças graves. Chegamos ao limite – afirmou Marco Evangelista, policial civil que está em Cusco com a mulher e o filho de 11 anos.

O Globo