Bolsonaro diz não ser culpado pela propagação do coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira que a culpa sobre uma possível propagação do novo coronavírus não pode ser atribuída a ele. Por outro lado, disse que se tiver se contaminado, será sua responsabilidade. As declarações foram dadas um dia após Bolsonaro participar de manifestação de apoioadores em Brasília e ser criticado pelos presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia.

Ao participardo protesto, Bolsonaro rompeu diversos protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde para prevenir a disseminação do novo coronavírus: cumprimentou apoiadores, encostou a cabeça nos manifestantes na hora de tirar selfies e pegou diversos celulares para fazer, ele mesmo, imagens. Na quinta-feira, ele havia sugerido que o protesto fosse adiado.

— Querer colocar a culpa de uma possível expansão do vírus na minha pessoa porque vim saudar alguns na frente da Presidência da República, em um movimento que eu não convoquei, é querer se ver livre da responsabilidade — disse durante entrevista na “Rádio Bandeirantes”, acrescentando depois: — Se eu me contaminei, isso é responsabilidade minha.

Bolsonaro disse diversas vezes que os protestos não foram convocados por ele. Entretanto, no dia 7 de março, ele convocou a população a participar das manifestações durante um evento em Boa Vista.

— Não vou viver preso dentro do Alvorada. Se eu resolvi apertar a mão do povo, é um direito meu, eu vim do povo. Tenho obrigação de saudar o povo — afirmou o presidente, para quem a aproximação aos seus apoiadores no domingo foi “uma maneira de mostrar que estou junto com eles na alegria e na tristeza.

O presidente disse não apresentar sintomas do novo coronavírus e confirmou que fará um novo teste na terça-feira. Na semana passada, um primeiro exame deu negativo, de acordo com o presidente.

O Globo