Bolsonaro fará pronunciamento sobre coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O presidente Jair Bolsonaro gravou no fim da tarde desta sexta-feira um pronunciamento que será exibido em cadeia nacional de rádio e televisão às 20h30 para tranquilizar a população sobre a presença do coronavírus no Brasil. Na chegada ao Palácio da Alvorada, ele afirmou que a melhor forma de evitar problemas “é não entrar em pânico”.

— Gravei agora há pouco. Qual a ideia de gravar? Os casos começaram a aparecer no Brasil e estão se multiplicando. Lógico que pode aumentar bastante, tá? Mas a melhor maneira de você evitar o problema é não entrar em pânico e seguir as orientações. Iríamos passar por isso mais cedo ou mais tarde — declarou o presidente.

O Brasil já registrou 13 casos confirmados do novo coronavírus, segundo balanço do Ministério da Saúde atualizado na tarde desta sexta-feira. São dez em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um no Espírito Santo e um na Bahia.

O caso do Distrito Federal, cujo primeiro teste deu positivo, ainda espera a contraprova do Instituto Adolfo Lutz, localizado em São Paulo, para ser considerado positivo. Até o último boletim, divulgado na quinta-feira, eram nove casos confirmados.

Os casos suspeitos passaram de 631 para 768; a maioria deles continua sendo registrada em São Paulo (222). Em seguida vêm Minas Gerais (123), Rio Grande do Sul (112), Rio de Janeiro (111) e Santa Catarina (59).

Por região, são 457 casos no Sudeste, 196 no Sul, 54 no Nordeste, 54 no Centro-Oeste, e sete no Norte.

Outras 480 suspeitas já foram descartadas — são pessoas cujos testes apontaram a presença de outros vírus, como os provocadores da gripe, ou que deram negativo para o Sars-CoV-2.

O Globo