Bolsonaro se irritou com cancelamento de manifestação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Lima/AFP

“Puto da vida.” Foi assim que Jair Bolsonaro definiu seus sentimentos, em conversa via WhatsApp, com um aliado ao se dar conta de que o novo coronavírus poderia desmobilizar seus apoiadores para as manifestações de 15 de março. Três dias antes, o presidente fizera um pronunciamento oficial em que afirmara que os protestos em sua homenagem deveriam, “diante dos fatos recentes, ser repensados”, pois a saúde deveria ser “preservada”. A palavra “repensar” não fora pronunciada inadvertidamente. Bolsonaro não usara um termo mais contundente porque não queria que as manifestações fossem canceladas.

Ao perceber, nas redes sociais, sinais de desmobilização, mostrou-se irritado, em especial com a bancada de deputados do Rio de Janeiro. Um dos alvos de suas mensagens foi a deputada estadual Alana Passos (PSL-RJ), que divulgou em seu Instagram que a convocação para as ruas seria “adiada” após o pronunciamento do presidente. Ao ver a postagem, Bolsonaro irritou-se e rapidamente enviou mensagens tentando reverter a situação. Bolsonaro temia uma desidratação total do evento.

Médica brasileira em hospital italiano: ‘Não podemos subestimar coronavírus’
Por isso, imediatamente cobrou explicações da bancada fluminense e incumbiu o senador Flávio Bolsonaro de questionar os desertores — medida que foi cumprida no dia seguinte aos protestos. Flávio se reuniu com os parlamentares no Rio mesmo diante dos apelos do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para que, em todo o país, houvesse distanciamento social.

Para impedir o total fracasso no dia 15, em razão do risco sanitário apresentado pelo novo coronavírus, e diante da pressão de Jair Bolsonaro, membros do chamado “gabinete do ódio”, formado por auxiliares de Carlos Bolsonaro — alguns com cargo no Palácio do Planalto — passaram o fim de semana distribuindo no WhatsApp e nas redes sociais convocações para as ruas. Um levantamento das redes feito por um grupo de deputados federais e enviado a ÉPOCA apontou mais de 700 mil disparos feitos no dia 14.

Os parlamentares vão peticionar requerimentos para que a CPMI das Fake News apure se a origem das mensagens tem alguma relação com o entorno presidencial, como já se descobriu em requerimentos passados, em que uma conta nas redes sociais investigada por disparar mensagens de ódio tem como origem um IP do gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro.

O aparelho celular do presidente Jair Bolsonaro, um Galaxy Note, que opera com o sistema Android, funciona como uma espécie de central de informações verdadeiras e falsas sobre aliados, desafetos e mazelas do país. O teor de sua comunicação privada ganhou o interesse público depois que o presidente enviou a um grupo de amigos uma convocação para as manifestações do dia 15 de março, que tinham outros Poderes como alvo, num ato classificado como antidemocrático.

Seu número acabou sendo trocado no dia seguinte. Como medida de segurança, Bolsonaro não voltou para todas as dezenas de grupos dos quais fazia parte — a maioria composto de correligionários, aliados políticos e apoiadores civis e militares. Mas isso não impediu que continuasse disparando mensagens a seus contatos.

Época