Bolsonaro volta a incitar manifestações a seu favor

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Lima/AFP

Três dias depois de ter desestimulado os manifestantes a saírem às ruas por causa da propagação do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter neste domingo, dia 15, para endossar atos que estão sendo realizados a favor do seu governo. O presidente publicou um vídeo de motociclistas e condutores de jet skis com bandeiras verde e amarelo em protesto em Belém, no Pará.

Deputados bolsonaristas, como Éder Mauro e Marco Feliciano, também ignoraram os apelos e postaram imagens de protestos em Belém e Ribeirão Preto, com a expressão “BolsonaroDay”. “Contra tudo e contra todos, contra todo o sistema que se mobilizou para impedir, as manifestações pró-Bolsonaro são mantidas em 259 cidades”, escreveu Feliciano em seu perfil no Twitter.

Na quinta-feira, utilizando uma máscara branca, o presidente sugeriu aos movimentos de rua que suspendessem as manifestações marcadas para este domingo. “O que nós devemos fazer agora é evitar que haja uma explosão de pessoas infectadas, porque os hospitais não dariam vazão para atender todo mundo. Se o governo não tomar nenhuma providência, sobe, depois não dá mais e o sistema não suporta”, disse o presidente em live no Facebook. “Uma das ideias é adiar, suspender. Depois de um mês, dois meses, faz”, completou ele, ressalvando que o “movimento não é meu”.

A maior parte das lideranças dos movimentos atendeu à recomendação do presidente. Alguns militantes, no entanto, decidiram ir às ruas para protestar em apoio ao presidente e contra parlamentares do chamado “centrão”, mesmo diante dos alertas das autoridades de que haverá um crescimento exponencial nos casos de coronavírus no país nas próximas semanas.

Veja