Coronavírus irá arrasar a Síria

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rami al Sayed/ AFP

Centenas de milhares de pessoas morreram e dezenas de hospitais foram destruídos na Guerra da Síria, que já dura nove anos. A provável chegada do coronavírus ao país será devastadora indiferentemente do lado do conflito que a pessoa estiver. Talvez vejamos mais milagres de mortos. O cenário nos campos de refugiados também deve ser gravíssimo.

É muito provável que haja casos na Síria, já que há um enorme fluxo de pessoas com o Irã, uma das nações mais atingidas pela pandemia, com quase 15 mil casos confirmados. No vizinho Líbano, também há 109 casos até agora.

Não há praticamente nenhuma estrutura para lidar com os casos mais severos da Covid-19. Talvez apenas alguns hospitais em Damasco e outras cidades em áreas controladas por Bashar al-Assad. Mas, mesmo nestes locais, será insuficiente para a população. Certamente, há poucos respiradores no território sírio. Testes de coronavírus inexistem.

A imposição de quarentena forçada também será extremamente difícil, mesmo onde há controle do regime. Nas áreas ainda controladas pela oposição, a capacidade de conter o alastramento do coronavírus é basicamente zero. Quando se fala em lavar as mãos e buscar isolar quem tiver com sintomas, temos der lembrar que praticamente não há água potável em muitas áreas.

O conflito ainda prossegue na Província de Idlib. Em caso de agravamento da pandemia, é possível que haja uma trégua humanitária. Ainda assim, dada a postura feroz dos envolvidos na Guerra, não podemos ter certeza de que isso irá ocorrer. Difícil imaginar um cenário pior de planeta, com a mistura de guerra e pandemia.

O Globo