Doria critica novamente a ida de Bolsonaro aos protestos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Lima/AFP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro pela sua participação nas manifestações a favor do seu governo e contra o Congresso, no último domingo. A crítica de Doria ocorre em função das recomendações para ajudar a conter a escalada do coronavírus no país, entre elas evitar aglomerações.

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje, Doria disse que Bolsonaro deu um “mau exemplo de cidadão e de chefe da nação”.

— Foi uma participação inadequada, um mau exemplo de presidente da República, mau exemplo de cidadão e de chefe da nação. Eu lamento como brasileiro e como governador de São Paulo que o presidente do meu país não tenha sensibilidade em uma hora tão difícil — afirmou.

Doria ainda disse esperar que Bolsonaro tenha “humildade” para enfrentar a situação do coronavírus no Brasil.

— Espero que ele tenha humildade, bom senso e orientação para a partir de agora liderar corretamente o processo de atendimento à saúde pública, além de dar bons exemplos.

Ao marcar presença na manifestação de domingo, em Brasília, o presidente quebrou vários protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Bolsonaro cumprimentou apoiadores, encostou em manifestantes para tirar selfies e pegou em diversos celulares para fazer fotos.

O presidente devia ficar em isolamento por 14 dias, uma vez que membros da comitiva presidencial já tiveram diagnóstico da doença. Bolsonaro se submeteu a dois exames, que deram negativo.

A coletiva no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, foi realizada no saguão do prédio, local mais amplo e ventilado. Sem o surto de coronavírus, o atendimento à imprensa é realizado usualmente em uma sala fechada.

O Globo